facisc

Logo Acibr

icon_fone  47 3351-1339

icon_f  fb.com/acibr

Agenda

31
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
31 de Janeiro
01
quarta
Reunião
Reunião de Turismo
08:30
01 de Fevereiro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
01 de Fevereiro
02
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
02 de Fevereiro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
06 de Fevereiro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
06 de Fevereiro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Fevereiro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Fevereiro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Fevereiro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
13 de Fevereiro
14
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
14 de Fevereiro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Fevereiro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
15 de Fevereiro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
de 16/02 a 16/12
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
16 de Fevereiro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
16 de Fevereiro
17
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Fevereiro
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
20 de Fevereiro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Fevereiro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
21 de Fevereiro
22
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
22 de Fevereiro
22
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
22 de Fevereiro
22
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Mulheres Empresárias
18:30
22 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
23 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
23 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
de 23/02 a 16/12
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Fevereiro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
01 de Março
02
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
02 de Março
02
quinta
Reunião
Núcleo Farmácia
20:00
02 de Março
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
06 de Março
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
06 de Março
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Março
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Março
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Março
13
segunda
Reunião
Reunião Imobiliárias
08:15
13 de Março
14
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
14 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
15 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
15 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
16 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
16 de Março
17
sexta
Reunião
Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Março
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
20 de Março
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Março
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Março
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
27 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Março
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Março
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
03 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
05 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
05 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
05 de Abril
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Abril
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
10 de Abril
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
10 de Abril
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
11 de Abril
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Abril
17
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
17 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Abril
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Abril
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
24 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
25 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
26 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Abril
28
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
28 de Abril
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
02 de Maio
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
02 de Maio
03
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
03 de Maio
03
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
03 de Maio
04
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
04 de Maio
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
08 de Maio
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
de 08/05 a 19/12
09
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
09 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
10 de Maio
15
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
15 de Maio
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
16 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
17 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
18 de Maio
19
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
19 de Maio
22
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
22 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
23 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
23 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
25 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
de 25/05 a 19/12
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
25 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
29 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
29 de Maio
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
30 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
31 de Maio
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
05 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
07 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
07 de Junho
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
08 de Junho
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Junho
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
12 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
14 de Junho
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Junho
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
19 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
20 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
21 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
21 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Junho
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Junho
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
de 27/06 a 19/12
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
28 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Junho
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
03 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
de 04/07 a 19/12
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
05 de Julho
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
05 de Julho
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Julho
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Julho
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
de 10/07 a 19/12
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
18 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
19 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Julho
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Julho
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Julho
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Julho
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
31 de Julho
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Agosto
02
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
02 de Agosto
02
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
02 de Agosto
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Agosto
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
10 de Agosto
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
14 de Agosto
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
14 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
15 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
15 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
16 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
16 de Agosto
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
17 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Agosto
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Agosto
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
22 de Agosto
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
24 de Agosto
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
28 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
29 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
29 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
30 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
31 de Agosto
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
04 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleos Corretores de Seguros
17:00
05 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
05 de Setembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
06 de Setembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
11 de Setembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
11 de Setembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
12 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Setembro
15
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
15 de Setembro
18
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
18 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
19 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
19 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
21 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
21 de Setembro
25
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
25 de Setembro
26
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
26 de Setembro
26
terça
Reunião
Núcleo Jovem
18:00
26 de Setembro
26
terça
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
26 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
27 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
28 de Setembro
02
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
02 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
03 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
03 de Outubro
04
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
04 de Outubro
04
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
04 de Outubro
05
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
05 de Outubro
09
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
09 de Outubro
09
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
09 de Outubro
10
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
10 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
11 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
16 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
16 de Outubro
17
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
17 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
18 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
19 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
19 de Outubro
20
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
20 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
23 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Guabiruba
17:30
23 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
24 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
24 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
25 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
26 de Outubro
30
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
30 de Outubro
31
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
31 de Outubro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:00
01 de Novembro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
01 de Novembro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
06 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Novembro
09
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
09 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
13 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
13 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Botuverá
17:30
13 de Novembro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Novembro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Novembro
17
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Novembro
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
20 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
21 de Novembro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
23 de Novembro
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
27 de Novembro
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
28 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
29 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Novembro
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
04 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
05 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
05 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
06 de Dezembro
07
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
07 de Dezembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
11 de Dezembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
11 de Dezembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
12 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Dezembro
14
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
14 de Dezembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
19 de Dezembro

Calendário

    Notícias

    Dezembro
    Conheça os sorteados promoção Natal ACIBr
    19/12/2016

    Foi realizado na tarde de sexta-feira, 16, o sorteio dos prêmios da promoção de Natal ACIBr 2016. Confira os contemplados: 

    Fabio da Veiga - 1 Bolsa de viagem - Calçados Gevaerd
    Pedro João Zimermann - 1 Kit Toalhas - Toalhas Garmisch
    Ivanilde Franco - 1 Cesta de Natal - Supermercados Carol
    Ricardo Oliveira Da Rocha - 1 Bolsa Feminina - Lemus Calçados
    Janara Benvenutti Gamba - 1 Cesta de variedades - Queijo & Companhia Delicatessen

    Parabéns aos ganhadores e agradecimentos especiais aos parceiros desta edição do Natal ACIBr: Calçados Gevaerd, Toalhas Garmisch, Supermercados Carol, Lemus Calçados e Queijo & Companhia.


    Leia +
    Representantes de Núcleos de Imobiliárias de SC foram recebidos por Ministro do Trabalho
    19/12/2016

     

     

    Representantes do Cenisc – Conselho Estadual de Núcleos Imobiliários da FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, que representa 20 núcleos imobiliários no Estado, com mais de 200 empresas, reuniram-se na quarta-feira, 14/12, em Brasília, para contestar junto ao ministro do trabalho e presidente do Fundo Curador do FGTS, Ronaldo Nogueira de Oliveira, as alterações feitas na lei que prejudicam o Estado de Santa Catarina.

    Composto por representantes de entidades empresariais de Santa Catarina, entre eles Facisc, Fiesc, Sinduscons, e dos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, e com o apoio de órgãos governamentais, o grupo de trabalho apresentou as demandas do Estado embasadas tecnicamente para a adequação dos parâmetros do Programa Minha Casa Minha Vida à realidade Catarinense.

    Após ouvir as demandas catarinenses o ministro considerou os argumentos legítimos e coerentes para serem replicados como parâmetro nos demais Estados.

    Coincidindo com a apresentação do Grupo de Trabalho, é pensamento do Governo que será necessário tomar atitudes que evitem a redução do teto, bem como a implementação de diretrizes que evitem o aumento do desemprego nos municípios brasileiros. “Os pleitos foram muito bem aceitos pelos representantes do Ministério do Trabalho e do Fundo Curador do FGTS, porém temos consciência de que este tema somente será retomado a partir de março de 2017 com a necessidade de continuarmos com a mobilização e articulação junto aos demais representantes do Fundo Curador, a fim de conseguirmos, a médio prazo, uma mudança dos parâmetros de enquadramento do Programa Minha Casa Minha Vida”, declarou o coordenador do Cenisc, José Altair Weber.


    Leia +
    "Eu ajudo na Lata" entrega a 5ª cadeira de rodas adaptada
    14/12/2016

    Foram arrecadados 460 quilos de lacres de latinhas de alumínio. Daniela Antunes foi a quintra beneficiada com uma cadeira de rodas adaptada.

     

    A tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, foi mais feliz para Daniela Lessa Antunes, 28 anos. Com paralisia cerebral e baixo desenvolvimento motor, ela ganhou sua primeira cadeira de rodas adaptada, através do projeto “Eu ajudo na lata”. Assim que o presente foi entregue na própria casa, onde vive com mais nove familiares, no bairro São Pedro, ela não conteve a emoção. Do jeito que pôde saiu da poltrona, lançou o corpo ao chão e recebeu apoio dos amigos para se lançar na cadeira de rodas. “Um caminhão”, disse ela, sustentando um sorriso largo.

    Adriana é aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque e sua escolha para receber a cadeira de rodas levou em consideração as limitações físicas e a carência familiar. Há um ano, com o falecimento da avó, a renda da família diminuiu. Sua mãe, Terezinha da Silva Lessa, que até então trabalhava como auxiliar de cozinha, precisou abandonar o emprego. O pai, Neri Lessa Antunes, não tem registro na Carteira Profissional. É servente de pedreiro e neste momento está afastado do serviço por problemas de saúde.

    “A vida não é fácil. Levanto cedinho e saio por aí recolhendo lixo. Tenho um carrinho que uso e um sobrinho me ajuda. Quando encontro um fogão abandonado é uma felicidade, porque consigo vender algumas peças. Só assim posso comprar o pãozinho de padaria, que a Adriana gosta. Ela não come pão caseio. Compro quatro pãezinhos para ela, dá para dois dias”, conta Terezinha.

    A mãe tenta se manter forte, mas vez ou outra é inevitável que lágrimas escorram de seus olhos tão azuis. Daniela é filha caçula, a quinta do casal. Terezinha não sabe contar com certeza o que provocou a paralisa cerebral. Segundo ela, a deficiência é resultado de intercorrências na hora do parto, quando a família ainda vivia no Paraná. Meses depois todos se mudaram para Brusque, acreditando na melhora de condição de vida e em mais oportunidades de desenvolvimento para a menina.

    “Foi sempre difícil porque ela não anda e a gente não tinha cadeira de rodas. Agora, com esse presente, nossa vida vai melhorar. Desejo que Deus dê em dobro para todos vocês”, enfatiza Terezinha.

     

    O projeto

    Esta é a quinta cadeira de rodas adaptada entregue com recursos do projeto “Eu ajudo na lata”. A campanha iniciou em 2014, em uma parceria entre a Unimed Brusque e a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). No ano passado, outras entidades se uniram ao projeto e agora somam também forças a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotary, Lions Berço da Fiação e Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

    “O sentimento é de gratidão. O embrião do projeto “Eu ajudo na lata” começou em 2014, fazendo pequenos postos de coleta e foi crescendo, com apoio de outras entidades. E sempre se consegue alcançar o objetivo, que é a entrega de uma cadeira de rodas sob medida, para atender especificamente cada pessoa beneficiada”, explica o Gerente de Mercado e Marketing na Unimed Brusque, Alexandre Fagundes da Silva.

    Segundo ele, o projeto “Eu ajudo na lata” é perene, já que não se interrompe a arrecadação de lacres de latinhas de alumínio. “Quando a gente arrecada determinado número de lacres é possível comprar a cadeira de rodas adaptada e fazer a entrega. Então só posso agradecer à comunidade de Brusque e região que contribui com a campanha”, enfatiza.

    Esta foi a primeira vez que a cadeira de rodas foi entregue na casa da beneficiada. Anteriormente, esse repasse acontecia no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). “A mudança foi uma sugestão do nosso presidente do Conselho Deliberativo, Aliomar Luciano dos Santos, acolhida pelo presidente da entidade, Halisson Habitzreuter e pelas demais entidades envolvidas no projeto. Além da cadeira de rodas foi doado também uma cesta de alimentos e guloseimas, para fazer mais feliz o Natal daquela família”, detalha o diretor executivo da ACIBr, Cândido Horário Godoy.

    Para a assessora de imprensa e coordenadora de eventos da CDL, Anelise Margraf, foi gratificante visitar Daniela e conhecer um pouco mais de sua história de vida. “É uma alegria sem explicação quando se consegue proporcionar acessibilidade para uma pessoa. No caso da Daniela vai facilitar o trabalho da sua mãe, a dona Terezinha. Agora ela vai conseguir passear, tomar banho de sol. É muito gratificante”, salienta.

    De acordo com a secretária executiva da Apae Brusque, Milani Zunino, Daniela mereceu o presente. “Aqui ela usa uma cadeira disponibilizada pela Apae, mas é o tipo de recurso que nunca teve em casa. Então vai ser muito útil”, detalha.

    Para a compra da cadeira de rodas adaptada de Daniela foram necessários 460 quilos de lacres de latinhas de alumínio. A Escola Angelo Dognini fez recentemente a doação de 90 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. O Colégio Amplo doou mais 25 garrafas e da Escola Augusta Knorring trouxe um carrinho de compras abarrotado do material.

    A sexta cadeira de rodas do projeto “Eu ajudo na lata” deve ser entregue nos primeiros meses de 2017. O beneficiado, no entanto, ainda não foi definido.

     

    Crédito Foto: Guédria Motta

    Legenda: Daniela Lessa Antunes, 28 anos, foi a quinta beneficiada com uma cadeira de rodas adaptada, através do projeto “Eu ajudo na lata”


    Leia +
    Representantes do Conselho de Imobiliárias da FACISC contestam mudanças do Programa Minha Casa Minha Vida
    14/12/2016

    O Cenisc – Conselho Estadual de Núcleos Imobiliários da FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, que representa 20 núcleos imobiliários no Estado, com mais de 200 empresas, vai a Brasília nesta quarta-feira, 14/12, para contestar junto ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, as alterações feitas na lei que prejudicam o Estado de Santa Catarina. “O Cenisc busca junto ao Ministério das Cidades e Fundo Curador do FGTS, um melhor enquadramento para os municípios de Santa Catarina junto ao programa, visando equilibrar as características econômicas e sociais destas cidades em face dos demais Estados da Federação, explica o coordenador Cenisc, José Altair Weber.

    O Ministério das Cidades e Fundo Curador do FGTS através da Lei Complementar n 495, definia as regiões do Estado de SC como áreas de expansão de regiões metropolitanas, como fator para a definição dos tetos de financiamento pelo Programa MCMV. Assim, até dezembro de 2015, o Estado de Santa Catarina era considerado uma única região metropolitana e todas as suas cidades tinham como teto para Imóvel do Programa Minha Casa Minha vida o valor de R$ 145 mil reais.

     No entanto, como tal Lei era de cunho estadual, este fator foi desconsiderado pelo Ministério das Cidades e o comitê gestor do FGTS apresentou novo critério que entrou em vigor em abril de 2016, qual seja: os municípios de Blumenau, Criciúma, Chapecó e Joinville e a região da grande Florianópolis, tiveram seu valor de teto ampliado e os outros 268 municípios dos 295 do estado tiveram seu valor reduzido, adotando-se o indicador do IBGE de Regiões Metropolitanas.

    A decisão foi anunciada para ser validada no dia 6 de dezembro de 2016, em reunião do Ministério das Cidades, onde será avaliada, e, caso seja aprovada, praticamente a totalidade dos pequenos e médios municípios catarinenses perderão o status quanto ao atual enquadramento de teto, passando a cumprir tabela de enquadramento que irá inviabilizar o desenvolvimento do Programa Minha Casa Minha Vida no Estado de Santa Catarina.  “Vale ressaltar que neste enquadramento apenas cinco cidades catarinenses situadas fora da região metropolitana teriam, nesta proposta, o valor teto atendido, prejudicando todos os outros municípios catarinenses. Por esta razão, consideramos que esta decisão representa um bloqueio para o setor da construção civil no Estado de Santa Catarina, e do próprio equilíbrio social dos cidadãos, uma vez que retira os pequenos municípios da faixa de aumento do limite proposto”, reitera Weber.

    O Cenisc solicitará ao ministro para manter a proposta desenvolvida por Santa Catarina, quanto à utilização do indicador do IBGE de “Arranjos Populacionais”, a ser aplicada pelo Ministério das Cidades a fim de passar a ser utilizado como referência a partir de 2017. Também pede que sejam criadas mais duas faixas de enquadramento, sendo de 50 mil e 75 mil habitantes, onde nestas faixas seriam definidos novos valores de enquadramento, adequado à realidade de Santa Catarina. Pedirá para abrir a possibilidade de opção pela utilização ou não do subsídio ao financiamento do Programa MCMV, para criar novas possibilidades de alavancagem deste segmento econômico. O Cenisc também quer que se mantenham as decisões já tomadas pelo Ministério das Cidades, Fundo Curador e Caixa Econômica, quanto ao reconhecimento da região metropolitana de Joinville, norte como região metropolitana e seus municípios abrangidos, conforme reconhecimento do IBGE.


    Leia +
    ACIBr divulga balanço de ações em 2016
    13/12/2016

     

    A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) já tem seu balanço de todas as atividades realizadas ao longo de 2016. Foram 17 cursos realizados, totalizando 27 participantes, 50 palestras promovidas, que somaram 1.980 pessoas, 23 visitas técnicas com 490 participantes e 78 eventos realizados. Ao todo, a entidade promoveu 211 ações este ano, com 8.332 pessoas envolvidas. “Vejo que através dessas ações da ACIBr e dos Núcleos Setoriais mostramos o lado social da entidade, envolvendo diversos segmentos da sociedade”, avaliou o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

    Entre os cursos oferecidos pela entidade apareceram temas diversificados como Financiamento à Exportação; Licenciamento Ambiental; Gestão Financeira; NR-12; Excel para Negócios; Gestão de Estoque; Desenvolvimento de Equipes; Habilidades Comunicativas, entre outros. As palestras também foram marcadas pela pluralidade de assuntos, tais como Inovação Tecnológica; Cenário Econômico do Brasil; Influência da indústria nas decisões políticas do Brasil; Farmácia na Era do Nexo; Direito Previdenciário; Linha de Crédito de Produtos; Cenário de Segurança no Trabalho, Energia Renovável; Inteligência Emocional; Tributação; Consumo e Ética; Como vender melhor através das Mídias Sociais; Atitude, gestão e Empreendedorismo; O impacto dos relacionamentos para conquista de resultados;  Panorama jurídico para Licenças de Software e o Direito de fiscalização e seus limites; Assédio Moral e Violência Doméstica; Família e os Negócios; Produtividade para vendas e Branding, entre outras.

    Os Núcleos da ACIBr também estiveram envolvidos em visitas técnicas e conheceram empreendimentos como a EPAGRI; Buddemeyer; Sassipan; Tractebel; Moinho Catarinense; Centro Distribuição Havan; Sancris; Intelbras; Irmãos Fischer; Schulz Compressores; Instituto Senai de Joinville e de São José dos Pinhais; Volvo; Escritório Contábil Juscon e MG Contécnica Consultoria e Contabilidade, em São Paulo; Mueller Eletrodomésticos; Panificadoras Amor e Canela e Brothaus; Imobiliária Madir; EMBRAST, entre outras.

    No período foram realizados ainda eventos diversos que contaram com 5.585 participantes. Vale ressaltar as reuniões itinerantes em Guabiruba e Botuverá; Almoços de Ideias; Seminário EMPRETEC; Entrega de Cadeiras de Roda da Campanha Eu Ajudo na Lata; Sessão de Negócios; 4º Fórum de RH; Feirão de Imóveis; Temperô; Festival Nacional da Cuca; Palestras com Marcos Piangers; Café da Manhã Dia do Corretor de Imóveis; Jantar Dia do Panificador; participação no 7º Congresso Moveleiro e no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade; Comitiva de Entidades a Secretaria de Segurança Pública reivindicando mais efetivo para Polícias Militar e Civil; Missas em Ação de Graças pelos 82 anos da ACIBr e Dia Mundial do Pão; Encontro de ACI’s em Balneário Camboriú; Debate Candidatos Prefeito Eleições 2016; Jantar Festivo ACIBr 82 Anos; Feira de Negócios; Sincor na Estrada – Explicação sobre DPVAT, entre tantas outras.

    Em 2016 foram promovidas 37 reuniões da Diretoria Executiva, duas do Conselho Deliberativo e quatro itinerantes em Guabiruba e Botuverá. Além disso, foram organizadas três Comitivas de Entidades lideradas pela ACIBr para reivindicar melhorias e mais efetivo para Segurança Pública. Os empresários estiveram em Florianópolis no dia 30 de março, 27 de abril e 5 de maio. “Os frutos das reivindicações das Comitivas são 29 novos policias para o 18º Batalhão PM Brusque e um delegado e 11 Agentes para a Polícia Civil”, enfatiza Habitzreuter.

    Outra conquista importante para o ano foi a definição da assinatura de Licença Ambiental para Construção da Barragem de contenção de cheias no rio Itajaí Mirim, em Botuverá, que deve acontecer nos próximos dias, conforme informações repassadas pelo  Secretário Defesa Civil Rodrigo Moratelli.

     A ACIBr este ano liderou duas Comitivas para tratar das questões relacionadas à aquisição do terreno para construção da terceira subestação da CELESC no município. Recebeu também em Brusque a visita do presidente da autarquia, Cleverson Siewert. O terreno já foi adquirido na rua São Pedro. Falta definir apenas o início das obras.

    “Temos que pensar em Segurança Pública Regional. Será importante trabalharmos neste sentido. Vamos continuar reivindicando a implantação de projeto visando o controle de veículos nos principais acessos da cidade. Essa medida vai beneficiar além de Brusque os municípios da região como Botuverá e Guabiruba” concluiu.

     

    Os números da ACIBr

    17 Cursos Realizados

    27 participantes

     

    50 Palestras Realizadas

    1.980 participantes

     

    23 Visitas Técnicas Realizadas

    490 participantes

     

    78 Eventos Realizados

    5.585 participantes


    Leia +

    Artigos

    Julho
    O Maior dos Agentes de Mudanças
    19/07/2016

    Por: Ernesto Berg
     
    Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
     
    O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
     
    A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
     
    Líderes autênticos provocam reais mudanças
    Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
     
    Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
     
    Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
     
    Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
     
    O grande empreendedor
    Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
     
    O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
     
    “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
     
    Quebra de todos os padrões
    Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
    Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
    Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
     
    Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
    Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
     
    Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
    Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
     
    “Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
                   
    A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
     
    Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
    É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
    Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
     
    Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
    Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
     
    Perguntas-chave da mudança
    Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
     
    Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


    Leia +
    Dezembro
    Como prosperar em um 2016 de turbulências
    10/12/2015

    Por Ricardo Pereira

    Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

    Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

    Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

    Respondendo as questões a seguir!

    Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

    Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

    Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

    Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

    Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

    Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

    Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

    Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

    Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

    Obrigado!

    Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

    ricardo@L6S.com.br

    47-91199444 / 99372792

    Visite nosso site: L6S.com.br


    Leia +
    Outubro
    Cristo e o Poder da Liderança
    20/10/2015

    Por Ernesto Berg
     
    Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
     
    Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
    “Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
     
    O grande líder
    O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
     
    Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

    O marketing de Jesus
    Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
     

    Líderes mudam para crescer

    Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

     

    Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

    É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

     

    O líder empreendedor
    O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


    Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
     
    Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

    Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
    Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
    Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


    Leia +
    Setembro
    Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
    21/09/2015

    Por Ernesto Berg
    Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
     
    Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
     
    Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
     
    Se você:
     
    - Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
    - Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
    - Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
    - Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
    - É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
    - Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
    - Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
    - Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
    - Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
     
    Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
     
    Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
     
    Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
     
    - Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
     
    - Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
     
    - Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
     
    - Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
     
    - Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
    padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
    - Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
     
    - Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
     
    - Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
     
    - Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
     
    - Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
     
    Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

    Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
     
    Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


    Leia +
    Agosto
    O Poder do Elogio
    25/08/2015

    Por Ernesto Berg
     
    Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento, feitos do modo certo, podem funcionar como fatores de grande motivação. Certa ocasião prestei consultoria para uma grande companhia siderúrgica, de capital majoritariamente alemão, em Minas Gerais. Era um trabalho na área de produtividade e desenvolvimento de sistemas gerenciais. Entrevistei dezenas de pessoas, do topo da pirâmide hierárquica até a base operacional. A entrevista que muito me impressionou foi a que eu tive com um dos carvoeiros, cuja função é levar carvão para alimentar os altos-fornos da siderúrgica. É um trabalho braçal desgastante; o uniforme desse pessoal, que é cinza, fica literalmente preto ao final da jornada de trabalho.
     
    Perguntei ao carvoeiro: “No seu trabalho o que você destaca de maior valor para você, aqui na siderúrgica?” pensando que ele fosse enfatizar a estabilidade no emprego, ou algum aspecto de assistência e benefícios que a empresa amplamente propiciava.
     
    Para minha surpresa ele respondeu: “O maior momento que eu vivi até hoje aqui na siderúrgica foi quando eu, e mais quatro companheiros, fomos elogiados publicamente pelo presidente da empresa, perante trezentos colegas.”
     
    “Como foi que aconteceu?” perguntei.
     
    “Estávamos na véspera de um feriado prolongado”, contou ele. “Tínhamos terminado o nosso turno, e já estávamos sendo substituídos pelo pessoal do próximo turno, quando o superintendente, aflito, veio até nós e perguntou se poderiamos continuar a trabalhar por mais um período de 8 horas. Havia chegado um pedido urgente de grandes proporções e não havia como localizar os outros colegas devido ao feriado e a siderúrgica estava sujeita a perder a encomenda. Mesmo cansados eu e os 4 companheiros concordamos em ajudar e ficamos carregando carvão madrugada a dentro, até todos os lingotes ficarem prontos.”
     
    “Como é que vocês aguentaram isso?” perguntei.
     
    “Nem eu sei”, respondeu ele. “Estávamos exaustos e fomos para casa dormir, dispensados do nosso próximo turno. Quando voltamos a trabalhar, o presidente da siderúrgica (que era estrangeiro e havia acabado de voltar de uma viagem à Alemanha) chamou a nós cinco num salão e, perante centenas de colegas, elogiou o nosso esforço e agradeceu enfaticamente a colaboração.”
     
    “Como você se sentiu?”, perguntei.
     
    “Fiquei mudo”, respondeu o carvoeiro. “Nunca imaginei isso. Foi a primeira vez em minha vida que isso aconteceu comigo e nunca esquecerei disso”, arrematou.
                                                                                                                                                     
    Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra. Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.
     
    É bom lembrar que o bem mais importante do líder é a sua habilidade de saber motivar pessoas, porque liderar e motivar é uma questão essencialmente humana, não técnica. Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos. Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas. Logo, o que gestores comuns fazem tem um nome: chama-se chefiar. Mas, o como gestores competentes inspiram e motivam os outros a fazerem, tem outro nome: chama-se liderar. Foi o que o presidente da siderúrgica fez com muita habilidade.
     
    Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes ou adquirir o livro acesse aqui.  
     
    Ernesto Berg
    Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.


    Leia +
    Revista ACIBr
    Balanço Social
    Balanço Social
    Cadastro Empresarial Santa Catarina
    Cadastro Empresarial SC 2016
    Facisc
    Aplicação da Marca FACISC
    BO Online
    Boletim de Ocorrência Online
    Vídeo Institucional