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Agenda

27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
27 de Março
27
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Botuverá
18:00
27 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
28 de Março
29
quarta
Reunião
Núcleo Farmácia
08:00
29 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Março
30
quinta
Evento
Feira FIMMA - Núcleo Moveleiros
13:00
de 30 a 31 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Março
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
03 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
05 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
05 de Abril
06
quinta
Evento
III Fórum Discuta Lean
08:00
06 de Abril
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Abril
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
10 de Abril
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
11 de Abril
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Abril
17
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
17 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Abril
19
quarta
Evento
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
19 de Abril
19
quarta
Evento
Atendimento BRDE
08:30
19 de Abril
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
19 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Abril
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
24 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores Seguros
17:00
25 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
25 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
25 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
26 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
26 de Abril
26
quarta
Palestra
Ciclo de Palestras - Metalmecânico
19:00
26 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Abril
28
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
28 de Abril
28
sexta
Campanha
Dia D Vacinação Gripe H1N1
14:00
de 28 a 29 de Abril
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
02 de Maio
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
02 de Maio
03
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
03 de Maio
03
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
03 de Maio
04
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
04 de Maio
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
08 de Maio
09
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
09 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
10 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
10 de Maio
15
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
15 de Maio
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
16 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
17 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
18 de Maio
19
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
19 de Maio
22
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
22 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
23 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
23 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
25 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
de 25/05 a 19/12
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
25 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
29 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
29 de Maio
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
30 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
31 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
31 de Maio
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
05 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
07 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
07 de Junho
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
08 de Junho
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
14 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
14 de Junho
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Junho
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
19 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
20 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
21 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
21 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Junho
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Junho
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
de 27/06 a 19/12
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
28 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Junho
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
03 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
de 04/07 a 19/12
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
05 de Julho
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Julho
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Julho
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
12 de Julho
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
18 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
19 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Julho
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Julho
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Julho
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
26 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Julho
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
31 de Julho
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Agosto
02
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
02 de Agosto
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Agosto
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
10 de Agosto
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
14 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
15 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
15 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
16 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
16 de Agosto
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
17 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Agosto
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Agosto
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
22 de Agosto
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
24 de Agosto
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
28 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
29 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
29 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
30 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
31 de Agosto
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
04 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleos Corretores de Seguros
17:00
05 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
05 de Setembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
06 de Setembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
11 de Setembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
12 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
13 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Setembro
15
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
15 de Setembro
18
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
18 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
19 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
19 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
21 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
21 de Setembro
25
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
25 de Setembro
26
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
26 de Setembro
26
terça
Reunião
Núcleo Jovem
18:00
26 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
27 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
27 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
28 de Setembro
02
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
02 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
03 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
03 de Outubro
04
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
04 de Outubro
05
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
05 de Outubro
09
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
09 de Outubro
10
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
10 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
11 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
11 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
16 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
16 de Outubro
17
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
17 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
18 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
19 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
19 de Outubro
20
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
20 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
23 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Guabiruba
17:30
23 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
24 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
24 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
25 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
25 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
26 de Outubro
30
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
30 de Outubro
31
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
31 de Outubro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
01 de Novembro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
06 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Novembro
09
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
09 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
13 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Botuverá
17:30
13 de Novembro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Novembro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Novembro
17
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Novembro
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
20 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
21 de Novembro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
23 de Novembro
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
27 de Novembro
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
28 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
29 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Novembro
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
04 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
05 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
05 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
06 de Dezembro
07
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
07 de Dezembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
11 de Dezembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
12 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Dezembro
14
quinta
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Reunião Núcleo Moveleiros
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14 de Dezembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
19 de Dezembro

Calendário

    Notícias

    Abril
    Brusque não receberá mais Escola de Formação de Soldados
    26/04/2017

    ACIBr e CDL lamentam decisão do Comando Geral da Polícia Militar de SC e reivindicam maior número de soldados para região após a formatura

     

    Na manhã desta terça-feira, 25 de abril, a comandante da 7ª Regional da Polícia Militar, de Blumenau, coronel Claudete Lehmkuhl, convocou uma reunião na sede da Associação Empresarial de Brusque, para informar que o município não será mais sede da Escola de Formação de Soldados. Participaram do encontro o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque e Botuverá, Michel Gartner Belli, o vice-prefeito de Brusque, José Ari Vequi, o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola,  o vereador Sebastião Alexandre de Lima e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Ewaldo Ristow Filho.

    Segundo o presidente da Acibr, embora o Governo do Estado tenha se comprometido em realizar a formação em Brusque, o que foi amplamente noticiado, o edital da Escola de Soldados veda a realização no município. “Foram constatados problemas de ordem técnica, conforme a comandante Claudete, ou seja, a PM não se atentou para o fato do edital vedar a realização da escola em Brusque e agora, não há tempo hábil para fazer esta alteração, já que as aulas iniciam no dia 5 de maio em todo Estado”, comenta.

    A notícia pega de surpresa as entidades, que há alguns anos batalham para a realização da formação no município e, posteriormente, o aumento de efetivo do 18º Batalhão da PM, que atua nos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Gaspar e Ilhota. 

    “Infelizmente Brusque perdeu essa escola de soldados. Nós, junto com os demais presidentes fomos unânimes em dizer que não ficamos nem um pouco satisfeitos com isso e que esperamos do Governo do Estado, que Brusque seja contemplada com um numero razoável de soldados logo após a formatura. Nosso efetivo está menor que no ano de 2002. Em contrapartida, nosso município e as demais cidades que são atendidas pelo 18º Batalhão da PM cresceram muito nos últimos 15 anos. Esperamos mais policiais, e acreditamos na palavra do governador Raimundo Colombo. Brusque precisa ser contemplada com pelo menos 30 policiais para chegarmos a um nível próximo do que tínhamos em 2002”, ressalta Habitzreuter.

    Para o presidente da CDL Brusque, Michel Belli, a notícia é extremamente lamentável, diante de todo esforço das entidades por uma maior segurança no município. “É um momento frustrante para todas as entidades que se mobilizaram para que essa Escola viesse para a cidade de Brusque. Tivemos a palavra inclusive do governador, do comandante geral da PM, de que neste ano seríamos contemplados com a formação aqui. Recebemos uma triste notícia hoje, mas continuaremos na luta e não vamos desistir de melhorias na segurança, pois todo município ganhará com isso. Perdemos a Escola, mas vamos cobrar pelo aumento do efetivo policial”, complementa.


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    Santa Catarina é o Estado que mais cresce economicamente no país, segundo FACISC
    25/04/2017

    Análise foi feita pela Federação e publicada na oitava edição da Carta de Conjuntura

    A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina lançou no dia 24/4, a oitava edição da Carta de Conjuntura, uma publicação quadrimestral que apresenta um levantamento de indicadores relevantes da conjuntura econômica catarinense comparados com dados nacionais, além de fazer uma abordagem macroeconômica brasileira e internacional. Na Carta, a entidade analisa o desenvolvimento de Santa Catarina perante outros Estados, baseada em dados estatísticos.

    O vice-presidente da Indústria da FACISC, André Gaidzinski, destaca que Santa Catarina já demonstra celeridade para sair da crise econômica. “Nosso Estado já registra um crescimento notório no setor da indústria (4,8%), no comércio (8,4%) e no setor de turismo (6,5%). Apenas o setor de serviços registrou queda nesse primeiro bimestre do ano (-9,10%%)”.  Outros dados analisados na Carta mostram que a taxa de desemprego caiu 0,5 pontos percentuais nos últimos dois trimestres e Santa Catarina foi líder na geração de empregos formais dentre os estados brasileiros nos dois primeiros meses de 2017. “Por conta desses dados vemos que Santa Catarina se destaca. Sentimos isso no dia-a-dia também nas nossas empresas e no mercado como um todo”.

    Como resultado deste crescimento, o Índice de Atividade Econômica em Santa Catarina aumentou 5,70% no primeiro bimestre de 2017. “Foi o maior resultado para esse indicador no país”, alerta Gaidzinski. Além disso, os empresários catarinenses também já ensaiam a recuperação da confiança na economia. “Vale ressaltar que Santa Catarina não apresentou grandes vulnerabilidades nas contas públicas como ocorreu em outros estados, ponto determinante que também contribui para uma maior estabilidade da economia estadual”.

    Para o economista da FACISC, Leonardo Alonso, é necessário colocar em evidência o tamanho da retração econômica no Brasil, que já dura dois anos contínuos. “Entre 2015 e 2016, o PIB (que mensura o nível de atividade econômica) recuou 7,2%, indicando o impacto gerado pela crise no Brasil. Com a economia em crise, os reflexos se deram em todos os setores, demonstrando quedas sucessivas de produção, vendas e empregos. Porém, apesar da retração econômica, a análise da conjuntura recente nos evidencia que os impactos mais severos da crise já se revelaram”, destaca.

    Alguns apontamentos atuais sinalizam que as quedas generalizadas sobre os setores da economia estão se atenuando e alguns indicadores apontados na carta evidencia essa observação. “No primeiro bimestre de 2017, a produção da indústria no Brasil, por exemplo, cresceu 0,3% em relação a 2016 e, especificamente em Santa Catarina cresceu 4,8%. Também já se observa o próprio avanço do processo de queda de inflação e juros no país”, explica Alonso.

    Para o economista, outro fator não destacado nesta carta, mas que se pode levar em consideração, é o índice que mensura a percepção do risco no país. “O risco Brasil vem reduzindo nos últimos meses. Essa situação é crucial e evidencia menor grau de instabilidade econômica e financeira”. Além disso, tanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa, bem como o índice BOVESPA (principal índice do mercado de capitais brasileiro) estão avançando desde o terceiro trimestre de 2016. “Esses instrumentos são fundamentais para a volta da estabilidade econômica e também para a volta do crescimento do país, que já deve ocorrer em 2017, que apesar de pequeno, já afasta o país do eixo recessivo. As projeções apontam que o PIB brasileiro cresça 0,40% em 2017 e 2,5% em 2018, segundo relatório FOCUS”.

    Para Gaidzinski, mesmo diante desses fatos é necessário ter cautela quanto ao momento atual. “Não se pode ignorar os entraves que o cenário político e econômico tem gerado na sociedade como um todo. Além disso, temos que levar em consideração o cenário externo, com um novo governo nos Estados Unidos, eleições presidenciais na Europa e com a economia mundial com grandes dificuldades de voltar a crescer em níveis consideráveis. Esses fatores conduzem a um grau maior de incertezas e previsibilidade sobre os rumos da economia mundial no curto e médio prazo”.

    FACISC

    A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina é o maior sistema empresarial voluntário e que tem a maior capilaridade de Santa Catarina. Reúne cerca de 35 mil empresas dos mais diversos segmentos: comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócios, turismo, profissionais liberais, entre outros, através de 146 associações empresariais presentes em 220 municípios do Estado.


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    ZEN leva sua linha completa de produtos à Automec
    24/04/2017
     

    Edição 2017 será especial para a fabricante: é a primeira vez que a ZEN participa
    da feira na condição de fornecedora original global de polias de roda livre

    Com exportações para os cinco continentes, a fabricante de autopeças catarinense ZEN vai marcar sua participação na Automec 2017 (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) celebrando uma importante conquista: a nomeação como fornecedora original global de polias de roda livre por uma fabricante mundial de alternadores. Agora os veículos das principais montadoras instaladas no Brasil serão equipados com as polias da ZEN, o que comprova a qualidade dos produtos da marca. Além das polias de roda livre, a empresa levará toda a sua linha de produtos para o evento, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.

    "Ser nomeado fornecedor original atesta que estamos no caminho certo em nossa incessante busca pelo aprimoramento contínuo dos produtos", diz o Diretor Comercial, David Catasiner. Até então, a ZEN era fornecedora original de impulsores de partida.

    Linha de produtos

    Em seu estande de 120 metros quadrados serão expostos impulsores de partida, polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, entre outros itens.

    A família de impulsores de partida, carro chefe da marca e com mais de 1.000 peças no portfolio, ganhou novos integrantes que incorporam o que há de mais avançado em termos de tecnologia da indústria automotiva. Um dos novos modelos, o ZEN 1875, que equipa os veículos das montadoras Fiat e Toyota, tem projeto mais compacto em relação aos impulsores comuns, uma vez que, a planetária também faz a função da roda livre.

    A ZEN preparou ainda outras novidades para a maior feira de reparação e reposição automotiva da América Latina. Os visitantes poderão ver, em primeira mão, 20 novos modelos de tensores, como os que equipam o Volkswagen Amarok, o Chevrolet Cruze e o Hyundai Tucson, entre outros. Desde o último ano, a empresa lançou mais de 60 modelos dessa linha.

    O tensor ZEN está presente no kit de distribuição de importantes sistemistas. Para atender a demanda de mercado e aumentar a produção desse item, a empresa intensificou os investimentos nesta linha de produtos. Atualmente, o componente catarinense já cobre mais de 95% da frota nacional de veículos, inclusive a linha de pesados que conta com mais de 600 aplicações.

    Já na linha de polias de roda livre, a ZEN mostra, mais uma vez, a polia Z-VIB, que, além de roda livre, tem amortecimento de vibrações do motor. Essa peça equipa modelos como o Toyota Corolla.

    Um produto novo a cada dois dias

    A ZEN lança, em média, um produto a cada dois dias. No ano passado, foram cerca de 200 novos itens, volume 30% maior do que o alcançado em 2015. "Isso é resultado da estratégia adotada pela empresa, que destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D para o desenvolvimento de produtos", afirma Catasiner.

    Sorteio

    Durante os cinco dias da exposição, a fabricante irá promover a campanha "ZEN completa sua oficina". Para participar, basta ir ao estande (rua F-176), preencher uma ficha e responder corretamente à pergunta: Qual linha de produto ZEN completa sua oficina?

    Feito isso, basta preencher a ficha com nome completo, CPF, telefone, endereço da loja ou oficina e email, e depois depositar numa urna.

    Entre os dias 25 e 28, serão sorteados, sempre às 18 horas, kits de ferramentas para fazer a troca de tensores (um conjunto por dia). Já no dia 29, o prêmio será um carrinho com 92 ferramentas da marca Tramontina. Nessa data, a apuração acontecerá às 15 horas.

    Outras atrações

    O visitante que for ao estande da ZEN poderá observar bancadas com o motor completo e vistas explodidas de itens como impulsores de partida, polias de roda livre (com e sem amortecimento) e tensores.

    Também poderá ver de perto os principais prêmios conquistados no ano passado. Na área de Recursos Humanos estão a inclusão no ranking das 150 Melhores Empresas Para se Trabalhar, da revista Você S/A e o prêmio Santa Catarina Pela Educação (concedido pela FIESC - Federação das Indústrias de Santa Catarina). No setor automotivo estão o Golden Magneto Supplier Quality Excellence e o Supplier Quality Excellence Award (entregue pela Bosch e General Motors, respectivamente).

    SERVIÇO
    Automec 2017 - 13ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
    Data:
    25 a 29 de abril de 2017
    Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
    Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
    Estande da ZEN: F-176

     

    FONTE: Printer Press Comunicação Corporativa


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    ACIBr participa de reunião do Comitê de Implantação do Centro de Inovação
    20/04/2017

    A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na terça-feira, 18, a reunião de reformulação do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque. O reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy, foi eleito presidente e Anselmo Scarduelli, do Clube de Engenheiros e Arquitetos (Ceab), o secretário.

    O secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, mostrou o projeto do Centro de Inovação e explicou que a reformulação do Comitê é necessária porque houve a troca de comando em algumas entidades representativas, o que estava gerando dificuldade na continuidade dos trabalhos. Cada entidade também indicará um suplente. “O comitê é de suma importância para o êxito deste projeto. É um caminho que deve ser percorrido em conjunto, poder público e entidades, e que bem trabalhado fará com que tenhamos um pólo tecnológico a médio prazo”. Ewaldo Ristow informou aos membros que o contrato com a empresa vencedora da licitação para construção do Centro deve ser assinado no final de abril.

    Para o reitor da Unifebe, Günther Pertschy, que já participa do grupo desde sua fundação em 2014, com o Centro de Inovação Brusque será geradora de tendências em todos os setores e beneficiará toda a região. O presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Brusque, Ademir José Jorge, acredita que o comitê deve olhar para frente e delinear uma gestão, com todas as entidades unidades por um bem comum.

    Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico de Brusque, João Beuting, e de São João Batista, Plácido Vargas, o presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirola, o diretor da Faculdade São Luiz, Padre Cláudio Plontkewicz, e o diretor de ensino do Instituto Federal Catarinense de Brusque, Leonardo Felipe de Ávila Calbusch.

    Flavia Cunha/Assessoria de Comunicação/ADR Brusque


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    Lugar de vereador é na Câmara
    18/04/2017

    ACIBr, AmpeBr, OAB, Observatório Social e Sindilojas participam de audiência pública para discussão de projeto que visa proibir vereadores de assumirem cargos no Executivo

     

    A noite de segunda-feira, 17 de abril, foi marcada pelo apoio das entidades, instituições, sindicatos e líderes comunitários da cidade ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica que visa proibir vereadores de assumirem cargos na Prefeitura e demais órgãos e entidades do Poder Executivo. Se aceitar proposta da administração municipal com este fim, o parlamentar terá de abrir mão do mandato no Legislativo.

    A proposta foi discutida durante audiência pública na Câmara Municipal de Brusque e contou com a presença de representantes de diversas entidades, além da comunidade. O prefeito Jonas Oscar Paegle foi convidado para o debate, mas não compareceu.

    O projeto, de autoria da vereadora Ana Helena Boos (PP), foi proposto pelo Observatório Social de Brusque e era o anseio de diversas entidades, que já no final de 2016 reuniram-se com os vereadores eleitos, como também com o prefeito e vice-prefeito eleitos, para debaterem o assunto. Na Câmara, o projeto foi subscrito também pelos vereadores Cleiton Luiz Bittelbrunn (PRP), Ivan Roberto Martins (PSD), Leonardo Schmitz (DEM) e Paulinho Sestrem (PRP). A audiência foi um pedido do Observatório Social e foi convocadapelo vereador Marcos Deichmann (PEN), relator do texto na Comissão de Constituição, Legislação e Redação.

    Durante o debate, Deichmann ressaltou que não considera justa a conduta do vereador que se licencia para assumir uma cadeira no Executivo. “Sempre falamos dentro desta Casa que os Poderes têm que ser independentes, mas como ser independente se o legislador for atuar no Executivo?Queremos proibir isso para que a democracia seja plena. Vejo este projeto com os olhos da moralidade e precisamos moralizar a política do Brasil através dos municípios”, disse.

    A vereadora Ana Helena Boos destacou que o fato do vereador sair do Legislativo para atuar no Executivo, ao voltar à Casa ele não terá condições de fiscalizar os atos praticados na prefeitura, já que alguns destes, ele mesmo pode ter realizado. “Acredito na política honesta, justa, e isso vai começar aqui pela nossa Casa”, frisou, pedindo o apoio das entidades ao projeto.

     

    Apoio unânime

    O projeto teve apoio unânime das entidades presentes. Ao se pronunciar, o diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd, citou Leandro Karnal ao dizer que ‘há uma nova cidadania em curso e que parte da elite política brasileira ainda não entendeu isso’. “Os tempos mudaram, nós percebemos isso. Os vereadores e vereadora são bombardeados nas redes sociais, todos os dias, por tudo o que fazem e falam, votam ou deixam de votar. E a tendência é que isso seja cada vez mais intenso. Está claro que o cidadão brusquense gostaria de ver o seu vereador, aquele que se comprometeu em campanha, a fazer as mudanças que o município precisa aqui na Câmara, e não lá na prefeitura. Esperamos que essa legislatura seja a precursora dessas mudanças para moralização da nossa política. É uma vergonha vermos tantos interesses tirando do lado público recursos para partidos políticos, interesses pessoais, etc. Eu sou acionista da prefeitura, cada cidadão aqui que paga imposto é acionista da prefeitura, e temos o direito e o dever de sermos respeitados e que as nossas reivindicações sejam analisadas de forma técnica”, afirmou.

    Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Brusque, Renato Munhoz, o projeto é um marco diferenciado na política brusquense. Ele lembrou das reuniões realizadas em 2016 com os vereadores, prefeito e vice eleitos, em que se discutiu essa proposta. “É uma surpresa muito agradável ao vermos diversos vereadores encampando essa ideia. Não é só moralizar a esfera estadual e federal. A base são os nossos municípios, é por aqui que temos que começar a varrer a sujeira que está sendo colocada há muito tempo para debaixo do tapete. Fica aqui a nossa chancela indissociável a respeito do projeto e o apoio incondicional da OAB e das demais instituições que estão aqui presentes”, ressaltou.

    O presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, comentou que “entramos na era de uma nova política” e que mudanças são necessárias. Na oportunidade ele falou em nome da Associação Empresarial e representou ainda a AmpeBr, a pedido do presidente Ademir José Jorge, que precisou se ausentar antes do período destinado aos pronunciamentos das entidades.“As duas entidades convergem em apoio total a esse projeto. Essa Câmara pode ser a precursora deste grande momento. O vereador quando é eleito trás muita responsabilidade de quem aqui está representando, toda essa população que lhe deu o voto. E nós, de longa data, defendemos que o vereador permaneça aqui fazendo seu nobre trabalho. Essa nova fase da política exige isso, e vemos a demonstração disso através da participação de tantas entidades nessa audiência. Apoiamos o projeto, dada a sua importância para o nosso município e gostaríamos que fosse aplicado já nesta Legislatura. Temos que acreditar na política, pois é através dela que passarão todas as mudanças que tanto necessitamos no país e no nosso município. Por favor, aprovem este projeto que vai de encontro ao interesse de toda classe empresarial”, enfatizou.

    Marcelo Gevaerd, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, citou a justificativa do projeto, assinada pelos vereadores proponentes, trecho em que mencionam que ‘tal projeto se justifica pelo clamor popular para que os vereadores eleitos permaneçam ocupando seus cargos no Poder Legislativo, moralizando a relação entre os Poderes constituídos do município, evitando trocas de cargos e ajustes de favores promíscuos’. “Quando elegemos os vereadores, são para nos representar nesta Casa. É por isso que o Sindilojas, que hoje representa 57% do PIB brusquense, apoia esta proposta e espera que tenha aprovação dos vereadores. Cinco dos legisladores assinam o projeto e reconhecem o quão importante é para nós, enquanto cidadãos, essa aprovação”, frisou.

    Ainda durante o debate, o projeto recebeu apoio favorável dos vereadores Claudemir ‘Tuta’ Duarte (PT), Sebastião Lima (PSDB) e do presidente da Casa, Jean Pirola (PP). Membros da comunidade também se manifestaram favoráveis. O vereador suplente Nilson Pereira (PSB) se manifestou contrário à proposta.

    O projeto segue agora para discussão e votação na sessão desta terça-feira, 18 de abril. Se aprovado, a proposta entra em vigor 90 dias após sua publicação.


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    Artigos

    Fevereiro
    A era do cliente - 3 coisas que o tornam poderosíssimo
    08/02/2017

    Por Ernesto Berg 

    Estamos na época da teletromática. Teletromática é uma junção de três palavras: telecomunicação, eletrônica e informática. A teletromática agiliza tudo, compartilha tudo, globaliza tudo e informa rapidamente através de infinitos vasos intercomunicantes, em tempo real, numa escala sem precedentes na história da humanidade provocando mudanças e rupturas na ordem existente.Hoje em dia não é a empresa grande que engole a pequena, é a ágil que engole a lerda. Com auxílio da internet e das mídias sociais como Facebook, Twitter, Blogs, as informações e os relacionamentos humanos receberam enorme impulso e não param de crescer. Como se isso não bastasse, tudo - ou quase tudo de que precisamos -, encontramos com alguns cliques no Google, eBay, Mercado Livre, Yahoo e outros mecanismos de busca onde podemos comparar serviços, produtos, preços, condições e decidir pela melhor oferta. É a era do cliente; e ele tem a seu favor 3 coisas que o tornam poderosíssimo, motivo de real preocupação para as empresas que não se amoldam a essa realidade. 1. Foco do cliente.Um dos pontos fundamentais da era do cliente é que, agora, ter foco no cliente não é mais suficiente. Essencial, hoje, é ter foco do cliente. Ter foco no cliente significa que você olha para o cliente imaginando o que seria bom para ele, do que ele gostaria, quais seriam suas preferências e necessidades, seus problemas e interesses. É uma visão de fora pra dentro. Pelo contrário, foco do cliente significa que você colocou os sapatos dele e descobre onde aperta o calo, isto é, você se põe no seu lugar e passa a sentir suas necessidades, interesses e motivações. Você está sintonizado com a realidade dele. Sua visão é de dentro pra fora. É assim que as empresas bem-sucedidas estão conseguindo fidelizar seus clientes e consumidores. 2. Binômio consumidor-mercado.Outra  questão  importante  é o binômio  consumidor-mercado que  adquiriunova fisionomia. Já não é mais o jargão tradicional “O custo faz o preço”. Agora é: “O preço faz o custo”. Na economia tradicional o preço, isto é, a margem de lucro é estabelecida com base no custo do produto ou serviço. Na nova economia, em função da concorrência acirrada, o preço está condicionado ao valor que o mercado consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. É o que ocorre, por exemplo, com as empresas de telecomunicações, de cartões de crédito ou de informática, que, além de reduzirem constantemente seus preços, ainda oferecem vantagens e brindes para manterem os clientes ou conquistarem novos. A menos que sua empresa tenha um diferencial competitivo extraordinário, se quiser sobreviver, ela terá que adequar e reduzir seus custos ao valor aceito e praticado pelo mercado, caso contrário, é candidata séria a quebrar. 3. Atendimento de qualidade.O terceiro ponto, e também o mais crítico, é o atendimento deficiente praticado pela maioria das empresas. A triste realidade é que, em vez de melhorar, temos a impressão que o atendimento piora a cada dia que passa, não importa a área ou segmento em que a empresa atua. Tratam o cliente como se ele fosse um incômodo ou um mal necessário – apenas tolerando-o -, e parecem ignorar que o cliente é a própria razão da existência da empresa. Esta só existe porque tem clientes. Sem clientes não há lucro, não tem emprego, não tem serviço ou produto, nem empresa.                                                                                                                                                                                    Lembre-se: é o cliente que paga a prestação ou aluguel de sua casa, é ele que paga o alimento que você consome, a roupa que você veste, o colégio de seus filhos, o carro que você dirige, os medicamentos que você compra, os impostos e tributos da organização etc. Não é a empresa que paga você; é o cliente que paga e sustenta a companhia. O que toda empresa faz é simplesmente repassar aos funcionários, aos proprietários, aos acionistas – ou quem mais for -, parte do dinheiro que ela recebeu por comercializar determinados produtos ou serviços. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência do seu negócio. “Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores.” John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992 Texto extraído e condensado do livro “Manual de Atendimento ao Cliente”, de Ernesto Artur Berg. Para adquira o livro acesse o site www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS.


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    Julho
    O Maior dos Agentes de Mudanças
    19/07/2016

    Por: Ernesto Berg
     
    Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
     
    O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
     
    A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
     
    Líderes autênticos provocam reais mudanças
    Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
     
    Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
     
    Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
     
    Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
     
    O grande empreendedor
    Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
     
    O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
     
    “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
     
    Quebra de todos os padrões
    Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
    Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
    Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
     
    Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
    Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
     
    Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
    Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
     
    “Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
                   
    A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
     
    Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
    É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
    Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
     
    Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
    Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
     
    Perguntas-chave da mudança
    Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
     
    Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


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    Dezembro
    Como prosperar em um 2016 de turbulências
    10/12/2015

    Por Ricardo Pereira

    Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

    Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

    Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

    Respondendo as questões a seguir!

    Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

    Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

    Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

    Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

    Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

    Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

    Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

    Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

    Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

    Obrigado!

    Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

    ricardo@L6S.com.br

    47-91199444 / 99372792

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    Outubro
    Cristo e o Poder da Liderança
    20/10/2015

    Por Ernesto Berg
     
    Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
     
    Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
    “Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
     
    O grande líder
    O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
     
    Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

    O marketing de Jesus
    Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
     

    Líderes mudam para crescer

    Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

     

    Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

    É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

     

    O líder empreendedor
    O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


    Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
     
    Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

    Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
    Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
    Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


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    Setembro
    Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
    21/09/2015

    Por Ernesto Berg
    Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
     
    Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
     
    Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
     
    Se você:
     
    - Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
    - Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
    - Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
    - Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
    - É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
    - Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
    - Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
    - Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
    - Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
     
    Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
     
    Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
     
    Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
     
    - Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
     
    - Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
     
    - Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
     
    - Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
     
    - Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
    padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
    - Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
     
    - Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
     
    - Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
     
    - Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
     
    - Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
     
    Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

    Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
     
    Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


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