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Agenda

27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
27 de Junho
27
segunda
Reunião
Reunião Conselho Deliberativo
17:30
27 de Junho
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
28 de Junho
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
29 de Junho
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
29 de Junho
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
29 de Junho
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Junho
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
30 de Junho
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Junho
01
sexta
Evento
Atendimento BRDE
08:30
01 de Julho
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
04 de Julho
04
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
04 de Julho
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
05 de Julho
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
05 de Julho
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
05 de Julho
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
06 de Julho
07
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
07 de Julho
09
sábado
Evento
3º Festival de Cucas
00:00
de 09 a 10 de Julho
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
11 de Julho
11
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
11 de Julho
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Julho
15
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
15 de Julho
18
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
18 de Julho
18
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
18 de Julho
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
19 de Julho
19
terça
Evento
4º Fórum de RH
13:30
19 de Julho
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
19 de Julho
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
19 de Julho
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
20 de Julho
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
20 de Julho
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
20 de Julho
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
21 de Julho
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
21 de Julho
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
21 de Julho
22
sexta
Palestra
Direito Imobiliário em Foco
18:00
22 de Julho
23
sábado
Evento
Jantar Dia do Panificador
00:00
23 de Julho
25
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
25 de Julho
25
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
25 de Julho
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
28 de Julho
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
28 de Julho
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
28 de Julho
29
sexta
Evento
Atendimento BRDE
08:30
29 de Julho
01
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
01 de Agosto
01
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
01 de Agosto
02
terça
Palestra
Palestra Para os Alunos
09:00
02 de Agosto
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
02 de Agosto
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
02 de Agosto
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
02 de Agosto
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
08 de Agosto
08
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
08 de Agosto
09
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
14:00
09 de Agosto
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
10 de Agosto
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
10 de Agosto
11
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
11 de Agosto
11
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
11 de Agosto
12
sexta
Evento
Almoço de Ideias ACIBr
11:30
12 de Agosto
15
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
15 de Agosto
15
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
15 de Agosto
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
16 de Agosto
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
16 de Agosto
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
de 17/08 a 30/11
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
17 de Agosto
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
17 de Agosto
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Agosto
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
18 de Agosto
19
sexta
Evento
Dia D - EcoPonto
09:00
19 de Agosto
19
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
19 de Agosto
22
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
22 de Agosto
22
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
22 de Agosto
24
quarta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
24 de Agosto
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
25 de Agosto
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
25 de Agosto
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
25 de Agosto
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
29 de Agosto
29
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
29 de Agosto
30
terça
Evento
Sessão de Negócios
00:00
30 de Agosto
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
30 de Agosto
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
30 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
31 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
31 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
31 de Agosto
01
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
01 de Setembro
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
05 de Setembro
05
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
05 de Setembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Setembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Setembro
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Setembro
12
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
12 de Setembro
13
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
13 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
14 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
14 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
14 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
15 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
15 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
15 de Setembro
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
19 de Setembro
19
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva Itinerante
17:30
19 de Setembro
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
20 de Setembro
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
20 de Setembro
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
21 de Setembro
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
21 de Setembro
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Setembro
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Setembro
26
segunda
Reunião
Reunião Conselho Deliberativo
17:30
26 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Conselho Núcleos Setoriais
00:00
27 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
27 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
27 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
28 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
28 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
29 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Setembro
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
03 de Outubro
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Outubro
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Outubro
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
05 de Outubro
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Outubro
09
domingo
Evento
Missa em Ação de Graças 82 Anos ACIBr
19:00
09 de Outubro
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Outubro
10
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
10 de Outubro
10
segunda
Evento
Jantar 82 anos ACIBr
19:00
10 de Outubro
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
11 de Outubro
13
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
13 de Outubro
16
domingo
Evento
Missa Ação de Graças - Dia Mundial do Pão
19:00
16 de Outubro
17
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
17 de Outubro
17
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
17 de Outubro
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
18 de Outubro
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
18 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
19 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
19 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Construtoras
19:00
19 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
20 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Outubro
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Outubro
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Outubro
24
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva Itinerante
17:30
24 de Outubro
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Outubro
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
25 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
26 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
26 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
27 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Outubro
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
31 de Outubro
31
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
31 de Outubro
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Novembro
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Novembro
03
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
03 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
07 de Novembro
08
terça
Evento
Happy Hour para Novos Associados ACIBr
18:00
08 de Novembro
08
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
08 de Novembro
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Novembro
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
09 de Novembro
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
10 de Novembro
11
sexta
Evento
Dia D - EcoPonto
09:00
11 de Novembro
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
14 de Novembro
14
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
14 de Novembro
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
de 16 a 30 de Novembro
16
quarta
Reunião
Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
16 de Novembro
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
16 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
17 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
17 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
17 de Novembro
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Novembro
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Novembro
21
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
21 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
22 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
22 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
22 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
24 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
24 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
24 de Novembro
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
28 de Novembro
28
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
28 de Novembro
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
29 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
30 de Novembro
01
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
01 de Dezembro
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
05 de Dezembro
05
segunda
Reunião
Reunião Conselho Deliberativo
17:30
05 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
06 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Toalhas
19:30
06 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Núcleo de Panificadoras
09:00
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
07 de Dezembro
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
08 de Dezembro
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
19:00
08 de Dezembro
09
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
09 de Dezembro
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
12 de Dezembro
13
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
13 de Dezembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Construtoras
19:00
14 de Dezembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
15 de Dezembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
15 de Dezembro
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Dezembro

Calendário

    Agosto

  • de 06 a 11 de Agosto Segmento: Conhecer Importantes centros de inovação do maior parque tecnológico do país.
    evento viagem Recife local Recife/PE Brasil

    Inscrições no site por tempo limitado http://www.fe.org.br / até o dia 06 de Junho de 2016.

  • de 07 a 10 de Agosto Segmento: Papelaria
    evento viagem Escolar Office Brasil - Feira Internacional de Produtos para papelarias, escritórios e escolas local Anhembi - São Paulo Brasil

Notícias

Julho
ACIBr alerta sobre notas falsas de R$ 50 e R$ 100
26/07/2016

Derrame de notas falsas vem ocorrendo em diferentes pontos da cidade.

 

A Associação Empresarial de Brusque alerta para a incidência de notas falsas de R$ 50 e R$ 100 que estão aparecendo no comércio da cidade. O assunto foi discutido na reunião de diretoria da entidade esta semana, e causou grande preocupação. A ACIBr alerta para que todos fiquem atentos.

Dicas de Segurança do Banco Central do Brasil:

- Segure as notas contra a luz e verá em uma área clara a marca d’água que é a figura de determinada nota, além dos tons que variam entre o claro e o escuro.

- Poderá ver um fio escuro localizado próximo ao meio da nota, onde está escrito o valor da mesma.

- Colocando-a contra a luz é possível ver ainda um pequeno quebra-cabeça que completa as partes da frente, formando o valor da nota.

- Ao tocar as notas você poderá sentir a textura mais firme e mais áspera que o papel comum e ainda sentir o relevo em algumas áreas da nota.


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O Papai é Pop Marcos Piangers vem a Brusque em setembro
26/07/2016

Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr promove palestra no dia 1º

 

O autor dos livros ‘O Papai é Pop’ 1 e 2, Marcos Piangers, estará em Brusque no dia 1º de setembro para palestra promovida pelo Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque. A palestra ‘O Papai é Pop’ será realizada na Igreja do Calvário, a partir das 19h30min e os ingressos já estão à venda na sede da ACIBr e nas escolas que fazem parte do Núcleo.

Desde 2001 trabalhando com comunicação jovem e plataformas digitais no segundo maior grupo de mídia do Brasil, Marcos Piangers é formado na Digital Master Class da Hyper Island em Londres. Seu livro ‘O Papai é Pop’ chegou à quarta posição dos livros mais vendidos do Brasil.

Neste ano, Piangers que é head digital da rede Atlântida, a maior rede de rádios do sul do Brasil, e também um dos integrantes do Programa Pretinho Básico, passou a fazer parte do quadro de repórteres do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

 

A Palestra

Na palestra ‘O Papai é Pop’, Piangers abordará parte de sua vivência, relatada em seus livros. “A palestra conta a história desde a minha mãe, que me criou sozinha, até eu descobrindo a paternidade, como os homens lidam com isso e como a gente pode melhorar como sociedade para deixar um mundo melhor para os nossos filhos. Eu conto todas as histórias que chegaram até mim, de vários pais, e de todas as histórias engraçadas que a gente ouve nestas viagens por todo o Brasil falando do livro”, revela.

Para o coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais, Maicon Rodrigo Moresco, o maior objetivo é “oportunizar aos pais e participantes essa troca e reflexão sobre a relação com os filhos através das histórias trazidas por Piangers”.

 

Ingressos

Os ingressos para a palestra ‘O Papai é Pop’ estão à venda na sede da ACIBr e nas escolas que fazem parte do Núcleo (veja abaixo). Valor do 1º Lote R$ 40, 2º Lote R$ 60.

Assevim

Cultura

Colégio Cônsul Carlos Renaux

Colégio São Luiz

Faculdade São Luiz

Senai - Brusque

Senac - Brusque

Serviço Social da Industria - Sesi

Sesc

Colégio Amplo


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Técnico do BRDE atende empresários nesta sexta-feira, 29, na ACIBr
25/07/2016

O atendimento é personalizado com agendamento de horário.

  

O técnico do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Nivaldo Presalino Vieira estará atendendo na ACIBr na próxima sexta-feira, 29 de julho, a partir das 8h30. 

 

 

 

Os empresários interessados em obter mais informações sobre as linhas de crédito BRDE devem agendar horário através do fone (47) 3351-1588 ou e-mail acibr@acibr.org.br. Como o atendimento é personalizado, as vagas são  limitadas!


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ACIBr apresenta reivindicações da região ao secretário de Estado de Assuntos Estratégicos
21/07/2016

César Souza esteve reunido com diretores da associação e demais representantes de entidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá

 

Na manhã de quarta-feira, 20 de julho, diretores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), bem como representantes de entidades de classe e de sindicatos patronais estiveram reunidos com o  secretário executivo de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, César Souza. O encontro, realizado na sede da ACIBr, fez parte da primeira edição do Dia de Ação de Governo do Estado, com o objetivo de aproximar o governo central às demais regiões de Santa Catarina, e conhecer as necessidades de cada localidade.

Ao longo do encontro, diversas reivindicações foram feitas ao secretário, algumas delas que são pleitos antigos da região, bem como bandeiras que a ACIBr tem defendido nos últimos anos. Entre os temas, foi solicitado ao secretário de Estado a continuação das obras na SC-486, a Rodovia Antônio Heil, entre Brusque e Itajaí, que é fundamental não apenas para o acesso, mas também para o desenvolvimento da região e o escoamento dos produtos das empresas locais. Além da continuidade da obra, a entidade também se posicionou contra a possível implantação de cobrança de pedágio na via, o que segundo o secretário de Estado ainda não foi oficialmente tratado e formalizado pelo Governo.

Outro tema discutido ao longo da reunião foi sobre a importância da Barragem de Botuverá que irá beneficiar as cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Itajaí, na contenção das cheias que atingem a região e causam tantos transtornos para as empresas e para a população de forma geral. “A liberação da licença ambiental está sendo barrada e depende de uma medida provisória do Governo Federal, que precisa ser autorizada pelo presidente Michel Temer. Vamos levar essa solicitação para o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília, na busca da solução desse entrave, que está impedindo uma obra tão necessária para a região”, comentou Souza.

 

Efetivo e mudanças nas leis

A Segurança Pública também esteve na pauta de reivindicações dos empresários no encontro, tanto para a solicitação de mais efetivo policial para a região, como também a busca de mudanças na legislação penal, em especial referente ao chamado ‘prende e solta’. “Precisamos que as Leis Federais sejam alteradas, para que quando um infrator seja preso, ele permaneça preso e não seja solto em seguida. Com as alterações, queremos que o Estado tenha mais autonomia para tratar dessa questão, além de investimentos em mais presídios. Enquanto isso não ocorrer, haverá cada vez mais insegurança e sabemos que quando isso ocorre, não há desenvolvimento”, ressaltou o presidente da ACIBr. Em relação ao assunto, César Souza também se comprometeu a agendar uma nova audiência com o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, assim como ocorreu em março deste ano, quando o secretário acompanhou a reunião entre a ACIBr e CDL com o coronel Paulo Henrique Hemm.”Vamos novamente solicitar mais efetivo para a região, já que teremos em breve a formação de cerca de 700 novos soldados no Estado. Além disso, temos que buscar as mudanças na legislação federal, e fazer um pacote de alterações nas leis, para garantir o direito da segurança a nossa população”, completou Souza.

Temas como a urgência da reforma na EEB João Boos, em Guabiruba, o projeto do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque e a implantação da 3ª Subestação da Celesc no município, também foram abordados na oportunidade, assim como a continuidade das obras que estão sendo feitas no município com recursos do Governo do Estado, como a Ponte do Rio Branco e da pavimentação da Rua Nova Trento.

 

Expectativas de resolução

Para o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter a reunião demonstrou o interesse Governo do Estado pelo papel e pela opinião da classe empresarial como um todo. “Esperamos que o secretário leve os pedidos adiante e que eles tornem-se realidade, já que as nossas reivindicações refletem as necessidades da sociedade como um todo, não apenas da classe. Que esses pleitos sejam discutidos no Governo do Estado e que pequenos entraves, que muitas vezes barram os projetos, as liberações e as obras, possam ser resolvidos. Vivemos em um dos países mais burocráticos do mundo e cada vez mais a população espera que a classe política ouça as necessidades da sociedade e faça mudanças para que o país volte a se desenvolver”, considerou Habitzreuter.

Da mesma forma, o secretário executivo de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado avaliou o encontro de forma produtiva e positiva, e irá fazer um relatório sobre as reivindicações que será apresentado ao governador do Estado, Raimundo Colombo, bem como enviado aos secretários das pastas e órgãos do Governo responsáveis pelos pleitos. “No próximo mês, um dos nossos secretários, de alguma das áreas que foram discutidas aqui hoje, deverá vir para cá para tratar do tema da melhor forma. Queremos aproximar o governo da população, conhecer melhor as necessidades e auxiliar na resolução de problemas e atendimentos nas regiões do Estado”, considerou.


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Internacionalização: Núcleo Comércio Exterior da ACIBr promove palestra sobre o Paraguai
20/07/2016

Workshop apresentou as características do país nas áreas econômicas, sociais e tributárias, e as possibilidades de internacionalização das empresas de Brusque e região no país vizinho

 

Quando alguém lhe pergunta se você conhece o Paraguai, do que você lembra? Muitos brasileiros associam a imagem do país vizinho apenas ao setor comercial e as oportunidades de compras próximas à fronteira, entre as cidades de Foz do Iguaçu e a Ciudad del Este, ligadas pela Ponte da Amizade. Entretanto esta não é a única característica do país.

Assim, com o objetivo de desmistificar a imagem associada ao Paraguai e divulgar as oportunidades de negócios no país vizinho, tão desconhecido por empresários locais, e apresentá-lo como uma alternativa de investimentos, o Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou na manhã de terça-feira, 19 de julho, o workshop ‘Paraguay, o país das oportunidades’. Ministrado pelo presidente da Braspar/Braspartner, Wagner Enis Weber, e pela advogada da Fischer Advocacia, Maysa Fischer, o evento ocorreu nas dependências da ACIBr e contou com a presença de cerca de 20 pessoas, integrantes do Núcleo e empresários em geral.

 

Necessidade de conhecimento

A primeira parte da palestra contou com a participação do presidente da Braspar/Braspartner, instituição que tem como objetivo integrar as economias paraguaia e brasileira, promovendo o desenvolvimento harmônico de duas nações irmãs. Na oportunidade Wagner Enis Weber apresentou as principais características do país vizinho, nas áreas econômicas, sociais, políticas, educacionais, de infraestrutura e de tributação, e destacou dois principais aspectos: o potencial de produção do Paraguai e a perda de oportunidades que as empresas brasileiras têm em não vender no país vizinho. “O Paraguai é hoje o país que tem maior potencial manufatureiro da América do Sul, redução de custo, mão de obra, energia elétrica, enfim, há um clima no país que foi preparado para se tornar um grande polo manufatureiro no continente. Além disso, o país é o quinto maior importador de manufaturas do Brasil no mundo e as empresas brasileiras não vendem seus produtos lá, e temos uma estimativa de que as empresas brasileiras perdem cerca de 3 bilhões de dólares por ano em vendas por não estarem no país vizinho”, ressaltou Weber.

Segundo ele, um dos grandes motivos pelos quais os brasileiros perdem grandes oportunidades de investimentos no Paraguai está ligado ao preconceito e a falta de conhecimento das características do país. “O que fazemos, há alguns anos, é com que os brasileiros enxerguem esse país mais do que alguns metros da Ponte da Amizade. Para isso realizamos missões internacionais, rodadas de negócios dos segmentos e levamos empresas daqui para conhecer cases de sucesso de negócios brasileiros que estão lá. Junto com o Peru, o país é o que tem maior rentabilidade das Américas, quase o triplo da do Brasil. Ou seja, a empresa brasileira que busca investir lá, além da redução de custos, também tem um grande ganho de lucratividade”, completou.

Entre as curiosidades sobe o país apresentadas ao público também está a questão cultural,

como a língua alemã, já que o Paraguai possui cerca de 80 mil alemães e quase cem mil pessoas falam o idioma como sua primeira língua em casa. “Há uma grande comunidade germânica lá e muitas empresas daqui da região poderão se sentir em casa, ou seja, a identificação cultural é um dos aspectos que também pode contribuir para essa aproximação”, destacou o presidente da Braspar, que também elogiou a iniciativa do Núcleo e acredita que futuras parcerias possam acontecer. “Parabéns a ACIBr pela louvável abordagem do tema, já que a cidade e a região é uma das mais empreendedoras do Estado e têm grande oportunidade de investir e crescer no Paraguai”, complementou.

 

Investir para crescer

A segunda parte do encontro foi ministrada pela advogada Maysa Fischer,que atua há mais de 30 anos na gestão jurídica e estratégica de negócios nacionais e internacionais. Ao longo do encontro, a advogada ressaltou o potencial industrial e grandiosidade do mercado de Brusque, e que o Paraguai é um cenário aberto para todos os segmentos da região, bem como possui maior estabilidade econômica para receber investimentos. “O nosso objetivo é expandir. Não queremos desindustrializar as empresas daqui. Queremos que as indústrias tenham mais um momento, em outro país, já que hoje algumas delas não conseguem fazer pólos exportadores no Brasil em virtude da situação econômica e tributária que vivemos”, pontuou.

Atualmente, algumas empresas de Santa Catarina e do Vale do Itajaí possuem parques industriais no Paraguai, mas de acordo com os especialistas ainda há outros setores, como o têxtil, o de plástico, e o metalmecânico, que têm potencial para receber investimentos e até servir como alternativa para a atual retração do mercado brasileiro.

Outro ponto destacado por Maysa foi quanto à burocracia, que costuma ser um grande entrave nas negociações internacionais. Segundo ela, entretanto, o sistema brasileiro é muito mais burocrático do que o paraguaio, em especial quando as empresas daqui fabricam produtos no país vizinho, que posteriormente serão comercializados no Brasil. “O Paraguai hoje tem um cenário econômico e tributário menos grave do que o brasileiro. Portanto não é a burocracia que impede as empresas de se internacionalizarem através do Paraguai, mas é algo que deve ser preparado. O empresário precisa entender que existem trâmites nesse outro país, não tão demorados como os nossos, já que o regime de Maquila é altamente incentivado e o Governo faz o possível para reduzir o tempo de todas as autorizações e licenças que são necessárias. Que cada vez mais os empresários possam conhecer o Paraguai e quem sabe encontrar alternativas para seus negócios, em especial no momento em que o país vive”, acrescentou a palestrante.

Para a coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior da ACIBr, Luciane Kormann, a palestra foi enriquecedora, em especial  por conta do atual cenário econômico do Brasil e da necessidade dos empresários brasileiros em se reinventar. “O Paraguai surge como uma alternativa para empresas brasileiras, as quais estão cruzando a fronteira na busca de redução dos impostos e sendo surpreendidas com a qualidade dos produtos e menores custos. Não se trata de fechar as empresas aqui, e sim, torná-las mais fortes, terceirizando parte da sua produção e como consequência deixando-as mais competitivas”, opinou.

 

Saiba mais

As operações de produção compartilhada de bens pela sub-contratação internacional de serviços, são conhecidas como “regime de Maquila”. Tratam-se de investimentos diretos estrangeiros em território paraguaio onde bens e serviços devem ser produzidos para fins de exportação, com benefícios fiscais tanto para os investidores nacionais e estrangeiros.

Inspirada no modelo espanhol, a Maquila surgiu há mais de 15 anos, através de uma lei de incentivo, que prevê isenção de impostos para empresas estrangeiras para importar matéria-prima e maquinários (como uma operação de drawback), onde será aplicado um tributo único de 1% sobre a fatura de exportação quando a mercadoria deixar o Paraguai. Todavia faz-se necessário a exportação do montante de 90% da produção.

Além disso, qualquer pessoa, física ou jurídica, paraguaia ou não, com domicilio no país e que se encontre habilitada para realizar atos de comércio pode requerer a aprovação de um programa de maquila para exportação, com operação em qualquer parte do território do Paraguai. A empresa maquiladora poderá ser constituída por qualquer tipo societário, como por exemplo: sociedade anônima ou sociedade empresária limitada ou como EIRELI - empresa individual de responsabilidade limitada, cujo capital social pode ser 100% (cem por cento) estrangeiro, paraguaio, ou compartilhado como empreendimento conjunto entre os sócios ou acionistas, por formação de joint venture.


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Artigos

Julho
O Maior dos Agentes de Mudanças
19/07/2016

Por: Ernesto Berg
 
Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
 
O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
 
A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
 
Líderes autênticos provocam reais mudanças
Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
 
Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
 
Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
 
Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
 
O grande empreendedor
Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
 
O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
 
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
 
Quebra de todos os padrões
Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
 
Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
 
Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
 
“Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
               
A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
 
Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
 
Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
 
Perguntas-chave da mudança
Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
 
Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


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Dezembro
Como prosperar em um 2016 de turbulências
10/12/2015

Por Ricardo Pereira

Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

Respondendo as questões a seguir!

Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

Obrigado!

Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

ricardo@L6S.com.br

47-91199444 / 99372792

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Outubro
Cristo e o Poder da Liderança
20/10/2015

Por Ernesto Berg
 
Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
 
Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
“Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
 
O grande líder
O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
 
Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

O marketing de Jesus
Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
 

Líderes mudam para crescer

Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

 

Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

 

O líder empreendedor
O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
 
Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


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Setembro
Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
21/09/2015

Por Ernesto Berg
Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
 
Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
 
Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
 
Se você:
 
- Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
- Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
- Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
- Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
- É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
- Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
- Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
- Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
- Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
 
Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
 
Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
 
Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
 
- Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
 
- Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
 
- Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
 
- Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
 
- Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
- Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
 
- Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
 
- Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
 
- Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
 
- Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
 
Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
 
Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


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Agosto
O Poder do Elogio
25/08/2015

Por Ernesto Berg
 
Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento, feitos do modo certo, podem funcionar como fatores de grande motivação. Certa ocasião prestei consultoria para uma grande companhia siderúrgica, de capital majoritariamente alemão, em Minas Gerais. Era um trabalho na área de produtividade e desenvolvimento de sistemas gerenciais. Entrevistei dezenas de pessoas, do topo da pirâmide hierárquica até a base operacional. A entrevista que muito me impressionou foi a que eu tive com um dos carvoeiros, cuja função é levar carvão para alimentar os altos-fornos da siderúrgica. É um trabalho braçal desgastante; o uniforme desse pessoal, que é cinza, fica literalmente preto ao final da jornada de trabalho.
 
Perguntei ao carvoeiro: “No seu trabalho o que você destaca de maior valor para você, aqui na siderúrgica?” pensando que ele fosse enfatizar a estabilidade no emprego, ou algum aspecto de assistência e benefícios que a empresa amplamente propiciava.
 
Para minha surpresa ele respondeu: “O maior momento que eu vivi até hoje aqui na siderúrgica foi quando eu, e mais quatro companheiros, fomos elogiados publicamente pelo presidente da empresa, perante trezentos colegas.”
 
“Como foi que aconteceu?” perguntei.
 
“Estávamos na véspera de um feriado prolongado”, contou ele. “Tínhamos terminado o nosso turno, e já estávamos sendo substituídos pelo pessoal do próximo turno, quando o superintendente, aflito, veio até nós e perguntou se poderiamos continuar a trabalhar por mais um período de 8 horas. Havia chegado um pedido urgente de grandes proporções e não havia como localizar os outros colegas devido ao feriado e a siderúrgica estava sujeita a perder a encomenda. Mesmo cansados eu e os 4 companheiros concordamos em ajudar e ficamos carregando carvão madrugada a dentro, até todos os lingotes ficarem prontos.”
 
“Como é que vocês aguentaram isso?” perguntei.
 
“Nem eu sei”, respondeu ele. “Estávamos exaustos e fomos para casa dormir, dispensados do nosso próximo turno. Quando voltamos a trabalhar, o presidente da siderúrgica (que era estrangeiro e havia acabado de voltar de uma viagem à Alemanha) chamou a nós cinco num salão e, perante centenas de colegas, elogiou o nosso esforço e agradeceu enfaticamente a colaboração.”
 
“Como você se sentiu?”, perguntei.
 
“Fiquei mudo”, respondeu o carvoeiro. “Nunca imaginei isso. Foi a primeira vez em minha vida que isso aconteceu comigo e nunca esquecerei disso”, arrematou.
                                                                                                                                                 
Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra. Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.
 
É bom lembrar que o bem mais importante do líder é a sua habilidade de saber motivar pessoas, porque liderar e motivar é uma questão essencialmente humana, não técnica. Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos. Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas. Logo, o que gestores comuns fazem tem um nome: chama-se chefiar. Mas, o como gestores competentes inspiram e motivam os outros a fazerem, tem outro nome: chama-se liderar. Foi o que o presidente da siderúrgica fez com muita habilidade.
 
Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes ou adquirir o livro acesse aqui.  
 
Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.


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