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Agenda

01
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
01 de Agosto
01
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
01 de Agosto
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
02 de Agosto
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
02 de Agosto
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
02 de Agosto
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
08 de Agosto
08
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
08 de Agosto
09
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
14:00
09 de Agosto
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
10 de Agosto
11
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
11 de Agosto
11
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
11 de Agosto
12
sexta
Evento
Almoço de Ideias ACIBr
11:30
12 de Agosto
15
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
15 de Agosto
15
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
15 de Agosto
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
16 de Agosto
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
de 17/08 a 30/11
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
17 de Agosto
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Agosto
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
18 de Agosto
19
sexta
Evento
Dia D - EcoPonto
09:00
19 de Agosto
22
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
22 de Agosto
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
23 de Agosto
23
terça
Reunião
08:00
23 de Agosto
24
quarta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
24 de Agosto
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
25 de Agosto
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
25 de Agosto
26
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
26 de Agosto
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
29 de Agosto
29
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
29 de Agosto
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
30 de Agosto
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
30 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
31 de Agosto
31
quarta
Evento
Atendimento BRDE
08:30
31 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
31 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
31 de Agosto
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
31 de Agosto
01
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
01 de Setembro
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
05 de Setembro
05
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
05 de Setembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Setembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Setembro
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Setembro
12
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
12 de Setembro
13
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
13 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
14 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
14 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
14 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
15 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
15 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
15 de Setembro
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
19 de Setembro
19
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva Itinerante
17:30
19 de Setembro
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
20 de Setembro
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
20 de Setembro
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
21 de Setembro
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
21 de Setembro
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Setembro
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Setembro
26
segunda
Reunião
Reunião Conselho Deliberativo
17:30
26 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Conselho Núcleos Setoriais
00:00
27 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
27 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
27 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
28 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
28 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
29 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Setembro
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
03 de Outubro
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Outubro
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Outubro
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
05 de Outubro
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Outubro
09
domingo
Evento
Missa em Ação de Graças 82 Anos ACIBr
19:00
09 de Outubro
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Outubro
10
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
10 de Outubro
10
segunda
Evento
Jantar 82 anos ACIBr
19:00
10 de Outubro
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
11 de Outubro
13
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
13 de Outubro
16
domingo
Evento
Missa Ação de Graças - Dia Mundial do Pão
19:00
16 de Outubro
17
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
17 de Outubro
17
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
17 de Outubro
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
18 de Outubro
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
18 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
19 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
19 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Construtoras
19:00
19 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
20 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Outubro
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Outubro
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Outubro
24
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva Itinerante
17:30
24 de Outubro
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Outubro
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
25 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
26 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
26 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
27 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Outubro
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
31 de Outubro
31
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
31 de Outubro
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Novembro
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Novembro
03
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
03 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
07 de Novembro
08
terça
Evento
Happy Hour para Novos Associados ACIBr
18:00
08 de Novembro
08
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
08 de Novembro
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Novembro
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
09 de Novembro
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
10 de Novembro
11
sexta
Evento
Dia D - EcoPonto
09:00
11 de Novembro
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
14 de Novembro
14
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
14 de Novembro
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
de 16 a 30 de Novembro
16
quarta
Reunião
Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
16 de Novembro
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
16 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
17 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
17 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
17 de Novembro
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Novembro
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Novembro
21
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
21 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
22 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
22 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
22 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
24 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
24 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
24 de Novembro
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
28 de Novembro
28
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
28 de Novembro
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
29 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
30 de Novembro
01
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
01 de Dezembro
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
05 de Dezembro
05
segunda
Reunião
Reunião Conselho Deliberativo
17:30
05 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
06 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Toalhas
19:30
06 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Núcleo de Panificadoras
09:00
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
07 de Dezembro
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
08 de Dezembro
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
19:00
08 de Dezembro
09
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
09 de Dezembro
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
12 de Dezembro
13
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
13 de Dezembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Construtoras
19:00
14 de Dezembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
15 de Dezembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
15 de Dezembro
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Dezembro

Calendário

    Setembro

  • de 10 a 20 de Setembro Segmento: Mecânica
    evento viagem Automecânicos local Frankfurt Alemanha
    imagem

    Inscrições no site por tempo limitado http://www.fe.org.br/até o dia 10 de Julho de 2016.

    Link Oficial

    https://automechanika.messefra
  • Outubro

  • de 05 a 09 de Outubro Segmento: Veículos
    evento viagem Intermot - Feira Internacional de Motocicletas, Scooters e Bicicletas local Koein Messe Alemanha

Notícias

Agosto
Lançado primeiro programa de Residência Médica Brusque
30/08/2016

Com a presença de autoridades, comunidade e imprensa, a UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) e o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja) em parceria com a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram na tarde desta segunda-feira, 29 de agosto, o primeiro Programa de Residência Médica de Brusque.

O evento, realizado no Auditório do Bloco C, Campus Santa Terezinha, marcou também a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico dr. Charles Machado, que dará continuidade aos trabalhos. Inicialmente, o programa de pós-graduação atenderá duas especialidades: Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Prefeitura Municipal; e Clínica Médica, que será realizada no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, que está em obras para receber os residentes.

Para auxiliar na construção do Programa, a UNIFEBE convidou o Hospital Israelita Albert Einstein, que possui vasta experiência no assunto, com residências em diversas áreas. Inaugurado em São Paulo em 1971, o Einstein é referência em tratamentos de alta complexidade, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, além de expandir suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy o lançamento marca um momento muito importante na história da instituição.

— Estamos fazendo diferente da maioria das universidades, que começam com seus cursos de graduação, para posteriormente oferecer residência médica. Optamos em começar desta forma, pois acreditamos que esse é o caminho para a ampliação dos nossos cursos na área da saúde — afirma o reitor.

O coordenador do COREME elogiou o esforço de todos os parceiros envolvidos no projeto.

— Hoje nós estamos aqui gerando o embrião de uma faculdade de medicina. Certamente por de trás de grandes feitos há sempre grandes protagonistas. Tenham certeza, estamos fazendo uma mudança histórica na saúde e na qualidade dos serviços médicos oferecidos a todo o município e a nossa microrregião. Todos ganham, sem exceção — diz Machado.

Para o administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, a residência médica irá contribuir ainda mais para a constante atualização nas dependências do Hospital.

— A Medicina muda muito. A cada dia surgem novos equipamentos e novos avanços, então essa residência se faz necessária, pois teremos um avanço ainda maior no atendimento ao nosso paciente, que contará com um diagnóstico mais rápido, preciso e humanizado — diz.

Para o diretor do Azambuja, Padre Nélio Roberto Schwanke, a população brusquense deve ser a maior beneficiada pelo programa.

—Atualmente, atendemos mais de 11 mil pessoas/mês, dos municípios de Brusque e da região, realizamos 550 cirurgias, 160 partos e 950 internações. Para tanto, contamos com cerca de 500 profissionais entre colaboradores e médicos — detalha.

Durante o evento, o supervisor do programa de residência clínica médica do Hospital Albert Einstein, José Luiz Bonamigo Filho, explicou como funcionará a parceria, que de acordo com ele trata-se de um trabalho técnico.

O prefeito José Luiz Cunha parabenizou todos os envolvidos e destacou a coragem da UNIFEBE de iniciar a oferta de residência médica na cidade.

Quem também marcou presença foi o secretário de Saúde Adjunto, médico Murillo Ronald Capella, que representou o governado Raimundo Colombo na solenidade. Para ele, a residência médica é um investimento em recursos humanos.

— Aqui começa com Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica, mas logo terão outras e acredito que deve ser na área de pediatria — ressalta ele que é pediatra, que já coordenou o Hospital Joana Gusmão, em Florianópolis.

POSSE COREME – CONSELHO RESIDÊNCIA MÉDICA

- Dr. Charles Machado (Coordenador da COREME);

- Dr. Gustavo Gumz Correia (Vice-coordenador da COREME);

- Dr. Antônio Carlos Pucci de Oliveira (Representante do Hospital Azambuja - Conveniado);

- Sra. Alessandra Maria Maestri Staack (Secretária Executiva da COREME).

 


Leia +
Núcleo da ACIBr celebra o Dia do Corretor de Imóveis
30/08/2016

Evento reuniu profissionais da área de Brusque e região, autoridades e imprensa

 

Na manhã de segunda-feira, 29 de agosto, o Núcleo dos Corretores e Imobiliárias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou o Café da Manhã especial em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis. O evento reuniu nucleados, profissionais do setor, autoridades e imprensa no Hotel Monthez, como forma de homenagear e valorizar todos que atuam no segmento.

Na oportunidade o coordenador do Núcleo, Edilson Nascimento falou sobre os trabalhos realizados pelo grupo, atualmente composto por 16 nucleados, que cada vez mais busca capacitar os profissionais da área e garantir o melhor atendimento à população, bem como o desenvolvimento de Brusque e região. “Esse evento é para comemorarmos essa data tão importante, não só para os que atuam na área, mas para toda a cidade, já que o corretor de imóveis é um profissional que divulga o nosso município. Acredito que a pior fase do mercado imobiliário já passou e esperamos que daqui para frente a tendência seja de melhorias na nossa economia, para termos um bom crescimento”.

 

Destaque ao associativismo

Também presente no evento, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (CRECI/SC), Carlos Josué Beims ressaltou a importância do segmento para a cidade de Brusque, tanto na área econômica do município como também na de regularização de imóveis. Além disso, o presidente do CRECI/SC destacou o trabalho desenvolvido pela ACIBr no fortalecimento do setor. “Temos que valorizar as entidades que atuam em prol dos corretores imobiliários. E é através de trabalhos como os desenvolvidos pelo Núcleo da ACIBr, que atendem diretamente os profissionais, é que vamos conseguir fazer crescer e qualificar esse segmento. Temos 54 anos de profissão e hoje o corretor tem um significativo papel, pois vende credibilidade e confiança e, em momentos de crise, essas características fazem a diferença para cada vez mais fomentarmos o mercado profissional. Parabéns a todos”, comentou.

Da mesma forma, o vice-coordenador do Núcleo da ACIBr e delegado do CRECI/SC, Horst Heinig  falou das ações do grupo através da associação, bem como o fortalecimento da classe e a profissionalização da atividade. “Precisamos cada vez mais deixar de sermos amadores, pois o corretor de imóvel tem que estar atento, buscar documentar e atender de melhor forma os seus clientes. E através do Núcleo cada vez mais estamos conseguindo essa e outras conquistas”.

Para o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, o evento foi significativo, já que além de reunir integrantes da classe contou com a presença de autoridades e representantes de outras entidades que conheceram um pouco mais da atuação do Núcleo. “É por meio dos Núcleos que a ACIBr atua na sociedade e na economia da nossa cidade. Este grupo é um dos responsáveis por fomentar a nossa economia e também de certa forma promover o município, através das ofertas de imóveis. Com certeza essa atividade é essencial, e este evento veio para brindar essa realização”, completou.

 

Saiba mais

Criado em 2010, o Núcleo conta atualmente com 16 integrantes e mostra como ano após ano contribui para o constante aprimoramento dos profissionais e das relações com o mercado e a sociedade, através da realização de cursos, palestras, a participação em eventos do setor, entre outras ações.

A missão do Núcleo é fomentar a integração harmoniosa entre todos os agentes imobiliários de Brusque, buscando maior representatividade junto às instituições públicas e privadas, gerando negócios com ética e investindo na capacitação de seus profissionais.


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Técnico do BRDE atende empresários nesta quarta-feira, 31, na ACIBr
29/08/2016
O atendimento é personalizado com agendamento de horário.
 

O técnico do BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Nivaldo Presalino Vieira estará atendendo na ACIBr na próxima quarta-feira, 31 de agosto, a partir das 8h30. 

Os empresários interessados em obter mais informações sobre as linhas de crédito BRDE devem agendar horário através do fone (47) 3351-1339 ou e-mail acibr@acibr.org.br. Como o atendimento é personalizado, as vagas são  limitadas!


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ACIBr participa de solenidade de inauguração do Bloco D da Unifebe
25/08/2016

Entidade foi representada pelo presidente, Halisson  Habitzreuter

 

Na noite desta quarta-feira, 24 de agosto, o presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) Halisson  Habitzreuter participou da inauguração do Bloco D - Pe. João Hülse, do Centro Universitário de Brusque – Unifebe. O evento contou com a presença de autoridades, acadêmicos, professores, funcionários, imprensa e familiares do padre, que prestigiaram a solenidade no campus Santa Terezinha.

A conclusão do bloco, iniciado em 2010, adicionou 2.4 mil m²  em sua estrutura total, que já havia sido ampliada em 2014, quando foram construídos novos laboratórios e 20 salas de aula. As obras de ampliação iniciaram no mês de abril e o investimento foi de R$ 3 milhões. Além das coordenações e laboratórios já instalados, a nova construção conta com uma sala específica para o Núcleo de Informática, com estrutura e condições de funcionamento equivalentes às das melhores empresas de tecnologia de informação.

 

Em seu discurso, o reitor da Unifebe, professor doutor Günther Lother Pertschy, declarou que a conclusão do bloco trará novos espaços para a construção e troca de conhecimentos. “Nosso espaço físico, assim como nossa atuação na comunidade, não são um projeto estático, mas algo em constante aprimoramento e ampliação. Costumo dizer que a necessidade de novas salas de aula e ambientes laboratoriais, como este, é um problema que gostamos de resolver. Obrigado a todos que colaboraram para este projeto”, comentou na oportunidade. Além disso, Pertschy  que é diretor da ACIBr também agradeceu a parceria da entidade em diversas ações que tem sido desenvolvidas pela universidade.

 

Desenvolvimento

Na oportunidade, o presidente da ACIBr ressaltou a relação da Unifebe e da associação, que é de longa data, bem como destacou as ações da universidade, que cada vez mais contribuem para o desenvolvimento de Brusque e região.

“Temos conhecimento do serviço que é prestando, tanto na qualidade de ensino, como também na ampliação de novos cursos e estrutura. O papel da Unifebe em nossa sociedade como um todo é fundamental, tanto na formação de profissionais, no desenvolvimento de pessoas, como no lado econômico, já que a instituição é responsável por capacitar uma grande parcela dos nossos colaboradores, bem como por formar novos empreendedores na cidade e região. Ficamos muito orgulhosos de fazer parte desse momento e acompanhar de perto as conquistas desse importante centro de ensino superior de Brusque”, declarou.

 

Homenagem

O Bloco D recebeu o nome Padre João Hülse em homenagem ao Diretor da Escola Superior de Estudos Sociais e Presidente da Fundação Educacional de Brusque de 1990 a 1998. Falecido no dia 26 de junho, Padre João fez parte da primeira turma do curso de Estudos Sociais da FEBE, em 1973, além de ter tido uma grande atuação na comunidade de Brusque.


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ZEN e SAMAE se unem para preservar mata nativa em Brusque
24/08/2016

 

Objetivo é proteger as nascentes e a vegetação da floresta tropical atlântica

A autopeças catarinense ZEN e o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Brusque uniram forças para ajudar na preservação da mata ciliar no município, colocando em prática um projeto que tornou possível a plantação de 70 mudas de árvores nativas, em um terreno de 850 metros quadrados, localizado no bairro de Limeira. Com isso, a maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, em parceria com a companhia de saneamento da região, reforçam sua atuação ambientalmente responsável, desenvolvendo atitudes sustentáveis para garantir a manutenção de plantas típicas da floresta tropical atlântica e o equilíbrio do ecossistema.

No local onde as mudas foram plantadas opera uma unidade do SAMAE onde é feita a captação e o tratamento de água. A presença de diversos tipos de árvores é fundamental para preservar as nascentes e, com isso, garantir a perpetuação da água e o abastecimento para a comunidade. Entre as espécies que serão cultivadas, estão o ingá (feijão e macaco), ipê, paineira, coqueiro do mato, palmeira, aroeira e tucaneira, que são típicas da floresta tropical atlântica.

O crescimento das mudas será acompanhado por profissionais do SAMAE e da ZEN, que realizarão o devido monitoramento, adubação e replantio caso necessário, além de cuidar da perpetuação das espécies. "Implantamos um sistema de gerenciamento ambiental, que conta com constantes vistorias e manutenções, para garantir que a área se mantenha em plenas condições. Entre as ações, estão inclusas as reposições de espécies em caso de ataques de animais silvestres, fortes chuvas ou outros incidentes", afirma KeniaRovaris, supervisora de Segurança e Meio Ambiente.

Na avaliação da diretora-presidente do Samae Brusque, Fabiana Dalcastagné, parcerias do setor público com o privado deveriam ser mais incentivadas, pois proporcionam benefícios mútuos. "O Samae, assim como a Zen, são empresas que têm responsabilidade com a comunidade e o meio ambiente. A recuperação e proteção dos mananciais são fundamentais quando a matéria-prima é a água. Esse tipo de projeto garantirá a integridade do sistema em que se encontra a captação do Samae, nos fornecendo, futuramente, água de qualidade e em quantidade. Além do meio ambiente, quem ganha é o consumidor e toda a comunidade", ressalta.

Além do plantio de mudas nativas, a ZEN desenvolve programas de educação ambiental junto às escolas municipais e a comunidade de Brusque. O objetivo é conscientizar as crianças e a população sobre a necessidade de preservar a natureza para as futuras gerações. "Os principais objetivos dessas ações são despertar a preocupação individual e coletiva sobre o tema, garantir acesso à informação em linguagem adequada e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica, promovendo uma mudança cultural e a transformação social, essencial para uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade", afirma Eduardo Bertolini, diretor industrial da ZEN.


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Artigos

Julho
O Maior dos Agentes de Mudanças
19/07/2016

Por: Ernesto Berg
 
Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
 
O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
 
A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
 
Líderes autênticos provocam reais mudanças
Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
 
Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
 
Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
 
Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
 
O grande empreendedor
Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
 
O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
 
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
 
Quebra de todos os padrões
Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
 
Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
 
Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
 
“Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
               
A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
 
Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
 
Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
 
Perguntas-chave da mudança
Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
 
Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


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Dezembro
Como prosperar em um 2016 de turbulências
10/12/2015

Por Ricardo Pereira

Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

Respondendo as questões a seguir!

Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

Obrigado!

Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

ricardo@L6S.com.br

47-91199444 / 99372792

Visite nosso site: L6S.com.br


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Outubro
Cristo e o Poder da Liderança
20/10/2015

Por Ernesto Berg
 
Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
 
Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
“Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
 
O grande líder
O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
 
Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

O marketing de Jesus
Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
 

Líderes mudam para crescer

Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

 

Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

 

O líder empreendedor
O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
 
Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


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Setembro
Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
21/09/2015

Por Ernesto Berg
Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
 
Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
 
Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
 
Se você:
 
- Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
- Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
- Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
- Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
- É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
- Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
- Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
- Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
- Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
 
Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
 
Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
 
Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
 
- Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
 
- Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
 
- Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
 
- Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
 
- Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
- Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
 
- Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
 
- Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
 
- Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
 
- Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
 
Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
 
Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


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Agosto
O Poder do Elogio
25/08/2015

Por Ernesto Berg
 
Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento, feitos do modo certo, podem funcionar como fatores de grande motivação. Certa ocasião prestei consultoria para uma grande companhia siderúrgica, de capital majoritariamente alemão, em Minas Gerais. Era um trabalho na área de produtividade e desenvolvimento de sistemas gerenciais. Entrevistei dezenas de pessoas, do topo da pirâmide hierárquica até a base operacional. A entrevista que muito me impressionou foi a que eu tive com um dos carvoeiros, cuja função é levar carvão para alimentar os altos-fornos da siderúrgica. É um trabalho braçal desgastante; o uniforme desse pessoal, que é cinza, fica literalmente preto ao final da jornada de trabalho.
 
Perguntei ao carvoeiro: “No seu trabalho o que você destaca de maior valor para você, aqui na siderúrgica?” pensando que ele fosse enfatizar a estabilidade no emprego, ou algum aspecto de assistência e benefícios que a empresa amplamente propiciava.
 
Para minha surpresa ele respondeu: “O maior momento que eu vivi até hoje aqui na siderúrgica foi quando eu, e mais quatro companheiros, fomos elogiados publicamente pelo presidente da empresa, perante trezentos colegas.”
 
“Como foi que aconteceu?” perguntei.
 
“Estávamos na véspera de um feriado prolongado”, contou ele. “Tínhamos terminado o nosso turno, e já estávamos sendo substituídos pelo pessoal do próximo turno, quando o superintendente, aflito, veio até nós e perguntou se poderiamos continuar a trabalhar por mais um período de 8 horas. Havia chegado um pedido urgente de grandes proporções e não havia como localizar os outros colegas devido ao feriado e a siderúrgica estava sujeita a perder a encomenda. Mesmo cansados eu e os 4 companheiros concordamos em ajudar e ficamos carregando carvão madrugada a dentro, até todos os lingotes ficarem prontos.”
 
“Como é que vocês aguentaram isso?” perguntei.
 
“Nem eu sei”, respondeu ele. “Estávamos exaustos e fomos para casa dormir, dispensados do nosso próximo turno. Quando voltamos a trabalhar, o presidente da siderúrgica (que era estrangeiro e havia acabado de voltar de uma viagem à Alemanha) chamou a nós cinco num salão e, perante centenas de colegas, elogiou o nosso esforço e agradeceu enfaticamente a colaboração.”
 
“Como você se sentiu?”, perguntei.
 
“Fiquei mudo”, respondeu o carvoeiro. “Nunca imaginei isso. Foi a primeira vez em minha vida que isso aconteceu comigo e nunca esquecerei disso”, arrematou.
                                                                                                                                                 
Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra. Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.
 
É bom lembrar que o bem mais importante do líder é a sua habilidade de saber motivar pessoas, porque liderar e motivar é uma questão essencialmente humana, não técnica. Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos. Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas. Logo, o que gestores comuns fazem tem um nome: chama-se chefiar. Mas, o como gestores competentes inspiram e motivam os outros a fazerem, tem outro nome: chama-se liderar. Foi o que o presidente da siderúrgica fez com muita habilidade.
 
Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes ou adquirir o livro acesse aqui.  
 
Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.


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