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Agenda

31
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
31 de Janeiro
01
quarta
Reunião
Reunião de Turismo
08:30
01 de Fevereiro
02
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
02 de Fevereiro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
06 de Fevereiro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Fevereiro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Fevereiro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
08 de Fevereiro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Fevereiro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
08 de Fevereiro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
13 de Fevereiro
14
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
14 de Fevereiro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Fevereiro
15
quarta
Evento
Atendimento BRDE
08:30
15 de Fevereiro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
15 de Fevereiro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
de 16/02 a 16/12
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
16 de Fevereiro
16
quinta
Workshop
Liderança - Como estabelecer autoridade e conquistar respeito
19:30
16 de Fevereiro
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
20 de Fevereiro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Fevereiro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
21 de Fevereiro
22
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
22 de Fevereiro
22
quarta
Palestra
Café de Ideias
14:00
22 de Fevereiro
22
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Mulheres Empresárias
18:30
22 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
23 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
23 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
de 23/02 a 16/12
24
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
24 de Fevereiro
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Fevereiro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
01 de Março
02
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
02 de Março
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
06 de Março
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Março
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Março
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
08 de Março
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Março
09
quinta
Curso
Gestão Financeira - Superando os Desafios de 2017/2018
19:00
de 09/03 a 11/05
13
segunda
Reunião
Reunião Imobiliárias
08:15
13 de Março
14
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
14 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
15 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
15 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
16 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
16 de Março
17
sexta
Reunião
Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Março
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
20 de Março
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Março
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Março
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
27 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Março
29
quarta
Reunião
Núcleo Farmácia
08:00
29 de Março
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Março
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
03 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
05 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
05 de Abril
06
quinta
Evento
III Fórum Discuta Lean
08:00
06 de Abril
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Abril
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
10 de Abril
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
11 de Abril
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
12 de Abril
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Abril
17
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
17 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Abril
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Abril
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
24 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
25 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
26 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
26 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Abril
28
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
28 de Abril
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
02 de Maio
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
02 de Maio
03
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
03 de Maio
04
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
04 de Maio
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
08 de Maio
09
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
09 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
10 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
10 de Maio
15
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
15 de Maio
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
16 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
17 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
18 de Maio
19
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
19 de Maio
22
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
22 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
23 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
23 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
25 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
de 25/05 a 19/12
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
25 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
29 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
29 de Maio
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
30 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
31 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
31 de Maio
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
05 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
07 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
07 de Junho
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
08 de Junho
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
14 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
14 de Junho
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Junho
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
19 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
20 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
21 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
21 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Junho
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Junho
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
de 27/06 a 19/12
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
28 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Junho
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
03 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
de 04/07 a 19/12
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
05 de Julho
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Julho
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Julho
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
12 de Julho
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
18 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
19 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Julho
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Julho
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Julho
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
26 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Julho
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
31 de Julho
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Agosto
02
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
02 de Agosto
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Agosto
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
10 de Agosto
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
14 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
15 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
15 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
16 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
16 de Agosto
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
17 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Agosto
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Agosto
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
22 de Agosto
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
24 de Agosto
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
28 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
29 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
29 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
30 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
31 de Agosto
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
04 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleos Corretores de Seguros
17:00
05 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
05 de Setembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
06 de Setembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
11 de Setembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
12 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
13 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Setembro
15
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
15 de Setembro
18
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
18 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
19 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
19 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
21 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
21 de Setembro
25
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
25 de Setembro
26
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
26 de Setembro
26
terça
Reunião
Núcleo Jovem
18:00
26 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
27 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
27 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
28 de Setembro
02
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
02 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
03 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
03 de Outubro
04
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
04 de Outubro
05
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
05 de Outubro
09
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
09 de Outubro
10
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
10 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
11 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
11 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
16 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
16 de Outubro
17
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
17 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
18 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
19 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
19 de Outubro
20
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
20 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
23 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Guabiruba
17:30
23 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
24 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
24 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
25 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
25 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
26 de Outubro
30
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
30 de Outubro
31
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
31 de Outubro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:00
01 de Novembro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
06 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Novembro
09
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
09 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
13 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Botuverá
17:30
13 de Novembro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Novembro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Novembro
17
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Novembro
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
20 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
21 de Novembro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
23 de Novembro
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
27 de Novembro
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
28 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
29 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Novembro
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
04 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
05 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
05 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
08:30
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
06 de Dezembro
07
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
07 de Dezembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
11 de Dezembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
12 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Dezembro
14
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
14 de Dezembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
19 de Dezembro

Calendário

    Notícias

    Fevereiro
    Presidente da ACIBr participa de evento de posse da nova diretoria da AmpeBr
    23/02/2017

    A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) deu posse na noite de quarta-feira, 22 de fevereiro, aos 25 diretores e conselheiros que integram sua Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal para o biênio 2017/2018.

    A solenidade de posse, realizada na Sociedade Esportiva Bandeirante, contou com diversas autoridades empresariais, associativistas e políticas, além de associados da entidade que em 2017 completa seus 27 anos de atuação. O empresário Ademir José Jorge é quem presidirá a AmpeBr nos próximos dois anos.

    O presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter, prestigiou o evento e destacou a força da entidade das micro e pequenas empresas, que desde seu início contribui para a economia da região. “A AmpeBr sempre representou muito bem a nossa economia, desde a época da AICA, e através das rodadas de negócio que realiza, impulsiona as empresas, em especial as ligadas ao setor têxtil. Vimos com bons olhos todo o trabalho realizado pela AmepBr e desejamos muito sucesso ao novo presidente e a sua diretoria, para que continuem contribuindo para o desenvolvimento de Brusque e da classe empresarial”, comentou na oportunidade. 


    Leia +
    Programa de Residência Médica da UNIFEBE inicia em 2018
    23/02/2017

    O Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE recebeu no mês de fevereiro a visita de representantes da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (Hospital Israelita Albert Einstein) para dar continuidade à implantação do primeiro Programa de Residência Médica do município.

    Durante os trabalhos foi discutido sobre o credenciamento do Programa perante a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), cujos processos estão em fase final.

    O Programa de Residência Médica realizado pela UNIFEBE, com a parceria do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja) e da Prefeitura de Brusque, terá início em 2018 e ofertará três vagas para Especialização em Clínica Médica e duas para Especialização de Medicina de Saúde e Família.

    Preparativos

    Durante a passagem por Brusque, a equipe do Einstein também visitou as instalações do Hospital Azambuja, que será a base da Residência de Clínica Médica, e também da Unidade Básica de Saúde do bairro de Águas Claras, onde será realizada a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.

    O encontro também marcou mais um passo no acordo firmado entre a UNIFEBE e o Einstein para o treinamento dos Preceptores e Supervisores da Residência Médica, além de reunião com a Comissão de Residência Médica – COREME da UNIFEBE.

    Na Reitoria, o grupo conversou sobre os novos passos da parceria entre o Einstein e a UNIFEBE. Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, o encontro foi importante por dar continuidade aos trabalhos e expandir as possibilidades de parceria. 

     

     

    Reportagem: Suellen Pereira Rodrigues
    Assessoria de Comunicação Social
    Fotos: Assessoria de Comunicação/UNIFEBE
    imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223


    Leia +
    Cartórios firmaram Termo de Cooperação Técnica
    23/02/2017

    Os cartórios de Santa Catarina firmaram Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público estadual e demais órgãos competentes para ajudar a combater ocupações irregulares, crescimento desordenado, danos ambientais e urbanísticos em todos os municípios do Estado.

    A parceria padroniza a forma como os cartórios de Registro de Imóveis e Tabelionatos vão passar a comunicar todo indício de irregularidade em empreendimentos imobiliários, especialmente na ausência de registro de incorporação imobiliária de condomínios comerciais ou residenciais, parcelamento do solo e unidades autônomas, além de construções em áreas sem licenciamento ambiental.

    A incorporação imobiliária precisa ser registrada no Cartório de Imóveis e é obrigatória para a comercialização de imóveis na planta ou em fase de construção, e garante que o projeto está aprovado e de acordo com as exigências legais, evitando que os consumidores invistam em empreendimentos irregulares.

    No ato de incorporação, o cartório arquiva documentos como título de propriedade do terreno, projeto de construção aprovado, avaliação do custo global da obra e das unidades e atestado de idoneidade financeira, entre outros, que podem ser consultados pelos compradores interessados em verificar a lisura da transação comercial na qual estão interessados.

    O vice-presidente da Anoreg/SC, Miguel Ortale, conta que atualmente os Tabelionatos não lavram escrituras e os Registros de Imóveis não registram títulos quando percebem, por exemplo, parcelamentos de terreno que podem ser clandestinos, entre outras irregularidades nas transações imobiliárias que precisam ser registradas nas serventias.

    "A parceria com o Ministério Público vai agilizar a comunicação de indícios de irregularidades para a devida apuração dos fatos e padronizar a forma como vamos comunicar essas suspeitas aos órgãos responsáveis", explica.

    Assinaram também o Termo de Cooperação Técnica, firmado no dia 22 de novembro de 2016, a Fatma, CREA, CRECI e SECOVI.

    Cartórios ajudam a prevenir fraudes na compra de imóvel

    A legislação em vigor contribuiu para resguardar e orientar o consumidor sobre os cuidados que devem ser tomados na compra de um imóvel.

    Os cartórios estão preparados para disponibilizar informações sobre a documentação necessária do imóvel que é alvo da negociação, orientar tanto o comprador quanto o vendedor do bem, antes mesmo de ser efetivada a aquisição,e redigir os instrumentos adequados ao negócio jurídico pretendido pelas partes.

    E é importante saber que apenas a escritura não dá a toda a garantia da propriedade do imóvel. A escritura é um contrato específico de transação imobiliária que só pode ser feita pelo Tabelião de Notas.

    O documento é diferente do registro no cartório de Registro de Imóveis, que dispõe sobre a transferência de um bem do vendedor para o comprador e é a etapa final da compra do imóvel.

    Esse último documento tem a função de registrar a escritura, alterando, de fato, o proprietário do imóvel para todos os efeitos legais


    Leia +
    "A Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas"
    23/02/2017

    Café de Ideias no Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr contou com a presença do diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola

     

    Na tarde desta quarta-feira, 22 de fevereiro, no auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), foi realizada mais uma edição do Café de Ideias, organizado pelo Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O evento contou com a presença do Diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, Osmar Matiola, que ministrou a palestra “A Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas”.

    “O objetivo é falar sobre as implicações que a Reforma do Ensino Médio terá nas escolas públicas e privadas, já que existem bastante dispositivos que serão alterados. Vale ressaltar que Santa Catarina participou de forma direta neste processo, através da presença do secretário Estadual de Educação, Eduardo Deschamps, que é também o presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE). O Estado acabou intervindo no projeto que, desde 2013 tramitava no Congresso. No ano passado, com a decisão do Governo Federal em adotar a Reforma através de Medida Provisória, essa participação se tornou ainda mais intensa. Na minha opinião, através desta participação do Governo de Santa Catarina, se conseguiu alterar dispositivos que estavam na reforma inicial e isso melhorou significativamente a proposta”, explica o Diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola.

    Segundo ele, a Reforma do Ensino Médio foi sancionada na semana passada em Brasília e contou com a presença de estudantes catarinenses. “O principal objetivo é melhorar a qualidade do Ensino Médio, que está estagnada desde 2005, conforme os indicadores de desempenho dos alunos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Há uma década nós não conseguimos avançar. Além disso, existe a questão do acesso e o número expressivo de jovens entre 15 e 17 anos fora da escola. Antes, o Ensino Médio era generalista, focava na preparação do estudante para o Ensino Superior. Com a Reforma, há a possibilidade de o aluno optar pelo curso que está mais relacionado com o seu projeto de vida. Isso torna mais flexível a sua trajetória pelo Ensino Médio e diminui a evasão escolar”, enfatiza Matiola.

    De acordo com o Diretor de Articulação, a participação contrária à Reforma, sobretudo da comunidade acadêmica, professores e movimentos estudantis foi motivada por reivindicações já atendidas. Disciplinas como Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia permanecem na grade curricular da Educação Básica.

    “Foram pontos aperfeiçoados enquanto se tramitou no Senado. Agora temos os debates junto ao Conselho Nacional de Educação. A Reforma não é imediata. Vai levar pelo menos um ano para ser regulamentada e, talvez, mais um ano pra entrar em vigor, junto com o novo currículo nacional”, observa.

     

    Mais conhecimento sobre a Reforma

    De acordo com o coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Maicon Rodrigo Moresco, a intenção da escolha pelo profissional vinculado à Secretaria Estadual de Educação tinha como objetivo entender exatamente de que forma as instituições de ensino serão impactadas pela Reforma do Ensino Médio.

    “Queremos reconhecer o que está sendo proposto como mudança e de que forma isso vai acontecer. Também queremos entender até que ponto é possível interagir e adotar este novo modelo que está sendo proposto, sobretudo em termos de educação profissionalizante”, afirma Moresco.

    Segundo ele, nas próprias discussões do Núcleo, a Reforma era considerada uma mudança que precisava acontecer. “A gente vem conversando sobre o modelo atual, que não funciona mais. A mudança é necessária. Agora, na fase final do Ensino Médio, há a possibilidade do aluno decidir por uma área na qual tem mais aptidão e se dedicar. Hoje o estudante não tem mais pré-disposição em conhecer tudo, sobre tudo. E isso é um fator de evasão escolar, através da grade massificada, engessada e da quantidade de conteúdo”, salienta Moresco.

    Já o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, destaca a importância de fortalecer o Ensino Médio para receber no Ensino Superior estudantes mais preparados. “A universidade é a instância final deste processo. Então, quanto mais se discute a qualidade dos anos finais da Educação Básica, melhor será o ingresso no Ensino Superior”, pontua.

    Para a diretora do Senac Brusque, Ana Cristina Belli, o Café de Ideias foi a oportunidade para refletir sobre as mudanças que as políticas públicas estão trazendo ao Ensino Médio e de que forma sua instituição de ensino pode atuar em benefício dos alunos e da comunidade. “O principal ponto positivo é que as mudanças propostas vão reter mais alunos na escola. O mundo mudou e nossos adolescentes e jovens também têm necessidades diferentes. É preciso mudar para que eles tenham uma motivação maior na continuidade dos estudos”, afirma.

    Fazem parte do Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) o Colégio São Luiz, Faculdade São Luiz, Grupo Uniasselvi / Assevim, Colégio Cultura, Unifebe, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Senai, Senac, Sesi, Sesc e Colégio Amplo.

     

    Foto: Palestrante

    Crédito das fotos: Guédria Motta

    Legenda: O Diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, Osmar Matiola, ministrou a palestra “A Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas”

     

    Foto: publico

    Legenda: Professores e gestores em educação prestigiaram o evento


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    Mais de 80 ACIs já firmaram parcerias para a 15ª Expogestão
    22/02/2017

    Empresas associadas ACIBr tem desconto nas inscrições.

     

    A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) incentiva a participação de presidentes e executivos de Associações Empresariais no maior evento de gestão do Sul do país, a Expogestão. Até agora, são mais de 80 parcerias já firmadas com as ACIs. A Expogestão, lançada na última quinta-feira (16), ocorrerá na Expoville, Joinville, de 9 a 11 de maio.
     

    Um dos destaques da programação é a Sessão Futuro e Tendências, que traz dois especialistas no tema: Gilberto Peralta, presidente e CEO da GE do Brasil, uma das empresas mais ativas e pioneiras no cenário global da Internet Industrial; e Richard Mark Soley, diretor executivo do Industrial Internet Consortium (Consórcio de Internet Industrial), criado nos Estados Unidos em 2014 e que hoje congrega cerca de 250 associados de mais de 30 países. O IIC inspirou a criação, em Joinville, da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII).
     

    Aumentar o crescimento da empresa em 10 vezes, por meio de práticas de inovação, alinhadas a estratégia e execução. Este é o objetivo da metodologia desenvolvida por Hitendra Patel que será apresentada na Expogestão 2017. A metodologia permite a organizações identificar novas áreas de negócios e levar ideias disruptivas à comercialização, em menos de seis meses. Esse trabalho já foi desenvolvido junto a centenas de empresas de diversos portes, segmentos e geografias, com taxa de sucesso superior a 80%, traduzido em vendas, parcerias estratégicas e alavancagem de recursos.
     

    Feira, Workshops, Eventos Paralelos e Passaportes
     

    Como no ano passado, a Feira de Negócios e Relacionamentos vai manter o espaço na área de acesso à Expoville, facilitando a integração com os públicos do Congresso e dos Workshops e constituindo-se em oportunidade para que as empresas se aproximem de seus clientes, os profissionais troquem experiências e realizem negócios. Os cerca de 40 Workshops gratuitos também estão na programação do evento. Organizados por patrocinadores, apoiadores, expositores da feira, entidades representativas e convidados da Expogestão, os workshops atraem o público com exposições e debates sobre temas específicos.
     

    As vendas de passaporte para o Congresso já estão liberadas pelo site www.expogestao.com.br ou pelo telefone 0800 729 - 0686. Serão comercializados passaportes para os três dias do Congresso. O benefício da transferência de titularidade na credencial também permanece, permitindo que empresas e participantes compartilhem um mesmo passaporte de acesso e ampliando o número de profissionais que poderá acompanhar o encontro.


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    Artigos

    Fevereiro
    A era do cliente - 3 coisas que o tornam poderosíssimo
    08/02/2017

    Por Ernesto Berg 

    Estamos na época da teletromática. Teletromática é uma junção de três palavras: telecomunicação, eletrônica e informática. A teletromática agiliza tudo, compartilha tudo, globaliza tudo e informa rapidamente através de infinitos vasos intercomunicantes, em tempo real, numa escala sem precedentes na história da humanidade provocando mudanças e rupturas na ordem existente.Hoje em dia não é a empresa grande que engole a pequena, é a ágil que engole a lerda. Com auxílio da internet e das mídias sociais como Facebook, Twitter, Blogs, as informações e os relacionamentos humanos receberam enorme impulso e não param de crescer. Como se isso não bastasse, tudo - ou quase tudo de que precisamos -, encontramos com alguns cliques no Google, eBay, Mercado Livre, Yahoo e outros mecanismos de busca onde podemos comparar serviços, produtos, preços, condições e decidir pela melhor oferta. É a era do cliente; e ele tem a seu favor 3 coisas que o tornam poderosíssimo, motivo de real preocupação para as empresas que não se amoldam a essa realidade. 1. Foco do cliente.Um dos pontos fundamentais da era do cliente é que, agora, ter foco no cliente não é mais suficiente. Essencial, hoje, é ter foco do cliente. Ter foco no cliente significa que você olha para o cliente imaginando o que seria bom para ele, do que ele gostaria, quais seriam suas preferências e necessidades, seus problemas e interesses. É uma visão de fora pra dentro. Pelo contrário, foco do cliente significa que você colocou os sapatos dele e descobre onde aperta o calo, isto é, você se põe no seu lugar e passa a sentir suas necessidades, interesses e motivações. Você está sintonizado com a realidade dele. Sua visão é de dentro pra fora. É assim que as empresas bem-sucedidas estão conseguindo fidelizar seus clientes e consumidores. 2. Binômio consumidor-mercado.Outra  questão  importante  é o binômio  consumidor-mercado que  adquiriunova fisionomia. Já não é mais o jargão tradicional “O custo faz o preço”. Agora é: “O preço faz o custo”. Na economia tradicional o preço, isto é, a margem de lucro é estabelecida com base no custo do produto ou serviço. Na nova economia, em função da concorrência acirrada, o preço está condicionado ao valor que o mercado consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. É o que ocorre, por exemplo, com as empresas de telecomunicações, de cartões de crédito ou de informática, que, além de reduzirem constantemente seus preços, ainda oferecem vantagens e brindes para manterem os clientes ou conquistarem novos. A menos que sua empresa tenha um diferencial competitivo extraordinário, se quiser sobreviver, ela terá que adequar e reduzir seus custos ao valor aceito e praticado pelo mercado, caso contrário, é candidata séria a quebrar. 3. Atendimento de qualidade.O terceiro ponto, e também o mais crítico, é o atendimento deficiente praticado pela maioria das empresas. A triste realidade é que, em vez de melhorar, temos a impressão que o atendimento piora a cada dia que passa, não importa a área ou segmento em que a empresa atua. Tratam o cliente como se ele fosse um incômodo ou um mal necessário – apenas tolerando-o -, e parecem ignorar que o cliente é a própria razão da existência da empresa. Esta só existe porque tem clientes. Sem clientes não há lucro, não tem emprego, não tem serviço ou produto, nem empresa.                                                                                                                                                                                    Lembre-se: é o cliente que paga a prestação ou aluguel de sua casa, é ele que paga o alimento que você consome, a roupa que você veste, o colégio de seus filhos, o carro que você dirige, os medicamentos que você compra, os impostos e tributos da organização etc. Não é a empresa que paga você; é o cliente que paga e sustenta a companhia. O que toda empresa faz é simplesmente repassar aos funcionários, aos proprietários, aos acionistas – ou quem mais for -, parte do dinheiro que ela recebeu por comercializar determinados produtos ou serviços. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência do seu negócio. “Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores.” John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992 Texto extraído e condensado do livro “Manual de Atendimento ao Cliente”, de Ernesto Artur Berg. Para adquira o livro acesse o site www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS.


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    Julho
    O Maior dos Agentes de Mudanças
    19/07/2016

    Por: Ernesto Berg
     
    Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
     
    O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
     
    A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
     
    Líderes autênticos provocam reais mudanças
    Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
     
    Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
     
    Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
     
    Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
     
    O grande empreendedor
    Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
     
    O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
     
    “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
     
    Quebra de todos os padrões
    Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
    Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
    Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
     
    Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
    Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
     
    Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
    Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
     
    “Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
                   
    A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
     
    Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
    É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
    Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
     
    Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
    Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
     
    Perguntas-chave da mudança
    Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
     
    Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


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    Dezembro
    Como prosperar em um 2016 de turbulências
    10/12/2015

    Por Ricardo Pereira

    Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

    Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

    Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

    Respondendo as questões a seguir!

    Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

    Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

    Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

    Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

    Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

    Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

    Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

    Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

    Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

    Obrigado!

    Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

    ricardo@L6S.com.br

    47-91199444 / 99372792

    Visite nosso site: L6S.com.br


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    Outubro
    Cristo e o Poder da Liderança
    20/10/2015

    Por Ernesto Berg
     
    Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
     
    Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
    “Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
     
    O grande líder
    O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
     
    Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

    O marketing de Jesus
    Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
     

    Líderes mudam para crescer

    Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

     

    Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

    É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

     

    O líder empreendedor
    O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


    Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
     
    Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

    Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
    Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
    Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


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    Setembro
    Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
    21/09/2015

    Por Ernesto Berg
    Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
     
    Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
     
    Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
     
    Se você:
     
    - Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
    - Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
    - Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
    - Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
    - É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
    - Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
    - Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
    - Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
    - Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
     
    Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
     
    Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
     
    Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
     
    - Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
     
    - Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
     
    - Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
     
    - Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
     
    - Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
    padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
    - Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
     
    - Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
     
    - Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
     
    - Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
     
    - Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
     
    Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

    Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
     
    Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


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