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Agenda

23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
23 de Fevereiro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
de 23/02 a 16/12
24
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
24 de Fevereiro
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Fevereiro
02
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
02 de Março
02
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
02 de Março
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
06 de Março
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Março
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
08 de Março
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Março
09
quinta
Curso
Gestão Financeira - Superando os Desafios de 2017/2018
19:00
de 09/03 a 11/05
13
segunda
Reunião
Reunião Imobiliárias
08:15
13 de Março
14
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
14 de Março
14
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
14 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Março
15
quarta
Evento
Atendimento BRDE
08:30
15 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
15 de Março
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
15 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
16 de Março
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
16 de Março
17
sexta
Reunião
Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Março
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
20 de Março
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Março
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Março
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
23 de Março
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
27 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
28 de Março
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
28 de Março
29
quarta
Reunião
Núcleo Farmácia
08:00
29 de Março
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Março
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Março
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
03 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Abril
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
05 de Abril
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
05 de Abril
06
quinta
Evento
III Fórum Discuta Lean
08:00
06 de Abril
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Abril
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
10 de Abril
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
11 de Abril
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
12 de Abril
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Abril
17
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
17 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Abril
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Abril
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Abril
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Abril
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
24 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Abril
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
25 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
26 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Abril
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
26 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Abril
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Abril
28
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
28 de Abril
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
02 de Maio
02
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
02 de Maio
03
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
03 de Maio
04
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
04 de Maio
08
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
08 de Maio
09
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
09 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
10 de Maio
10
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
10 de Maio
15
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
15 de Maio
16
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
16 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
17 de Maio
17
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
17 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Maio
18
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
18 de Maio
19
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
19 de Maio
22
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
22 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
23 de Maio
23
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
23 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
25 de Maio
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
de 25/05 a 19/12
25
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
25 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
29 de Maio
29
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
29 de Maio
30
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
30 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
31 de Maio
31
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
31 de Maio
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
05 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
06 de Junho
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
07 de Junho
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
07 de Junho
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
08 de Junho
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
14 de Junho
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
14 de Junho
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Junho
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
19 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
20 de Junho
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
20 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
21 de Junho
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
21 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
22 de Junho
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Junho
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Junho
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
de 27/06 a 19/12
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
28 de Junho
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
28 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
29 de Junho
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Junho
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
03 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
04 de Julho
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
de 04/07 a 19/12
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
05 de Julho
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Julho
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Julho
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
12 de Julho
12
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
12 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
18 de Julho
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
18 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
19 de Julho
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
19 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
20 de Julho
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Julho
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Julho
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Julho
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
25 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
26 de Julho
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
26 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
27 de Julho
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Julho
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
31 de Julho
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
01 de Agosto
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Agosto
02
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
02 de Agosto
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
09 de Agosto
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Agosto
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
10 de Agosto
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
14 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
15 de Agosto
15
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
15 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
16 de Agosto
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
16 de Agosto
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
16:00
17 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
18 de Agosto
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Agosto
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Agosto
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
22 de Agosto
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
24 de Agosto
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
28 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Academias
14:00
29 de Agosto
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
29 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
30 de Agosto
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
30 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
31 de Agosto
31
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
31 de Agosto
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
04 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleos Corretores de Seguros
17:00
05 de Setembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
05 de Setembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
06 de Setembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
11 de Setembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
12 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
13 de Setembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Setembro
15
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
15 de Setembro
18
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
18 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
19 de Setembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
19 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
20 de Setembro
20
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
20 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
21 de Setembro
21
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
21 de Setembro
25
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
25 de Setembro
26
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
26 de Setembro
26
terça
Reunião
Núcleo Jovem
18:00
26 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
27 de Setembro
27
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
27 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
28 de Setembro
28
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
28 de Setembro
02
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
02 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
03 de Outubro
03
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
03 de Outubro
04
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
04 de Outubro
05
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
05 de Outubro
09
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
09 de Outubro
10
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
10 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
11 de Outubro
11
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
11 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
16 de Outubro
16
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Guabiruba
17:30
16 de Outubro
17
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
17 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
18 de Outubro
18
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Construtoras
19:00
18 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
19 de Outubro
19
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
19 de Outubro
20
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
20 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
23 de Outubro
23
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Guabiruba
17:30
23 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
24 de Outubro
24
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
24 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
25 de Outubro
25
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
25 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
26 de Outubro
26
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
26 de Outubro
30
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
30 de Outubro
31
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
31 de Outubro
01
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
01 de Novembro
06
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
06 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
07 de Novembro
07
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
07 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Laboratórios de Análises Clínicas
14:00
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
08 de Novembro
08
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
08 de Novembro
09
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
09 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
13 de Novembro
13
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Itinerante de Botuverá
17:30
13 de Novembro
15
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
15 de Novembro
16
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor RH
08:00
16 de Novembro
17
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
17 de Novembro
20
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
20 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Instituições Educacionais
14:00
21 de Novembro
21
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
21 de Novembro
23
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
23 de Novembro
27
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
27 de Novembro
28
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
28 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
08:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Panificadores
09:00
29 de Novembro
29
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:30
29 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis - Setor Fiscal
08:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Gestão Ambiental
16:00
30 de Novembro
30
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
30 de Novembro
04
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Imobiliárias
08:15
04 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
05 de Dezembro
05
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
05 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Contábeis
08:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Turismo
14:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Mulheres Empresárias
18:00
06 de Dezembro
06
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
06 de Dezembro
07
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
07 de Dezembro
11
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
11 de Dezembro
12
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comércio Exterior
08:00
12 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:00
13 de Dezembro
13
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
13 de Dezembro
14
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
14 de Dezembro
19
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:00
19 de Dezembro

Calendário

    Notícias

    Março
    Empresa de Brusque é autoridade catarinense em outdoor digital
    23/03/2017

     

    A RZ Mídias, empresa brusquense associada à ACIBr, que atua no segmento de comunicação há 16 anos, torna-se a empresa de out of home com mais metros quadrados de outdoor digital instalado em Santa Catarina. São mais de 150 metros quadrados instalados em Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí. E a empresa não para de expandir, para este ano já está programada a instalação de mais três outdoors digitais em outras praças do estado.

    Para o co-fundador da empresa, Roger Zen, a empresa alcançou este patamar devido a oportunidade de mercado para esta mídia e a visão estratégica da empresa em levar novidades para médias e pequenas cidades.  Além disso, conta com grandes parceiros comerciais e excelentes clientes, buscando sempre os melhores resultados para estes.

    Sem esquecer do espírito empreendedor de Roger Zen e o desejo da equipe em crescer e fazer crescer.

    Além de outdoor digital, a RZ Mídias também trabalha com mídia de cinema, que está presente em Brusque (SC), Arapongas (PR), Porto União (SC) e Pato Branco (PR), em parceria com o Cine Gracher e Lojas Havan.

    Conheça mais sobre a empresa no site www.rzmidias.com.br.


    Leia +
    Encontro discute diminuir tempo de abertura de empresas
    22/03/2017

    Com o objetivo de discutir a desburocratização no processo de aberturas de empresas na cidade, reuniram-se nesta terça-feira (21), representantes do Núcleo de Empresas Contábeis (NEC) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), e das secretarias municipais ligadas ao tema, além de outros órgãos envolvidos, como Corpo de Bombeiros. 

    Durante o encontro o coordenador do NEC, André Ramos Klabunde, fez um breve relatório de como funciona hoje para uma pessoa abrir uma empresa no município de Brusque. “Todo o processo, desde a entrega de documentação para o contador, até o empresário conseguir o alvará, leva em torno de 60 a 90 dias. Isso gera prejuízo ao empreendedor e para os órgãos públicos também”, explicou Klabunde. 

    A proposta é simplificar o processo e desburocratizá-lo. Espera-se que, baseado em modelos de outras cidades, consiga-se reduzir este tempo para 15 dias, para uma empresa que não possua riscos ambientais. 

    O procurador-geral do município, Mário Mesquita, aproveitou a oportunidade para ressaltar que “este é o momento propício para discutir o assunto, uma vez que todo o Código Tributário de Brusque precisa ser revisto por completo. E este é o ponto de partida”.

    O prefeito Jonas Paegle encerrou a reunião e enfatizou a importância do encontro. “Nosso debate é fundamental para cada órgão expor suas diferenças e colocar os problemas enfrentados diariamente. Agora continuaremos a conversar para agilizar o processo. Não podemos deixar que alguém abra sua empresa em outro local, porque aqui o processo é muito burocrático”. 

     

    Para dar continuidade aos trabalhos a ACIBr formalizará a proposta apresentada à Prefeitura de Brusque que, ao receber, encaminhará para cada secretaria responsável trabalhar o assunto e fazer as mudanças necessárias, seja na mudança de legislação ou em instruções normativas.

     

    Fonte: SECOM/Prefeitura Brusque / Site Rádio Araguaia


    Leia +
    ZEN ajuda a retirar 2,5 toneladas de lixo do rio Itajaí-Mirim
    22/03/2017

    Ação de responsabilidade ambiental celebra o Dia Mundial da Água

    Funcionários da ZEN ajudaram voluntariamente a ação de retirada de aproximadamente 2,5 toneladas de lixo descartado de forma irregular no rio Itajaí-Mirim, no último final de semana. A quinta edição do evento conhecido como “Descida do Rio Itajaí-Mirim” foi organizada pela Fundema (Fundação Municipal de Meio Ambiente) e pela Defesa Civil do município, junto a empresas parceiras, como a ZEN. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e tem como objetivo promover a preservação ambiental e a sua conscientização.

    O evento contou com a participação de moradores da cidade de Brusque, entre os quais estavam colaboradores da ZEN e seus familiares. Os voluntários, que se inscreveram antecipadamente no portal da prefeitura, percorreram aproximadamente 15 quilômetros do rio Itajaí-Mirim, que abastece a cidade, utilizando botes e coletes salva-vidas do órgão governamental. Os participantes também puderam usar embarcações próprias como caiaques e stand up paddles. Entre o material coletado estavam pneus, garrafas pet e latas.

    “Esta é a segunda vez que a ZEN participa deste evento. Com isso, exercemos nosso papel de empresa cidadã e ajudamos a conscientizar a população sobre os impactos que o descarte incorreto de resíduos pode causar ao meio ambiente”, afirma a supervisora de Segurança, Meio ambiente e Saúde, Kenia Melissa Rovaris.

    O trecho percorrido para a limpeza considerou o bairro Cristalina até o Jardim Maluche, onde está localizada a central de captação de água da cidade. Em alguns pontos, os funcionários da SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) fizeram a coleta de amostras da água para posterior análise de qualidade.

    Ações na fábrica

    A autopeça catarinense preparou uma exposição interna sobre o tema “Dia de Conscientização Sobre Mudanças Climáticas”, comemorado no dia 16 de março. Por meio de textos e ilustrações, os colaboradores tiveram a oportunidade de entender o que é e quais são os impactos provocados pelo aquecimento global, como a elevação do nível do mar e a intensificação de fenômenos meteorológicos - tempestades severas, vendavais, ondas de calor, secas prolongadas -, entre outros.  

    Além disso, a importância da preservação do meio ambiente tem sido tema de alguns dos DDSMS (Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde). Todos os dias, cinco minutos antes de iniciarem suas atividades, os colaboradores da ZEN se reúnem para discutir e trocar ideias sobre um assunto específico, que é determinado de acordo com as necessidades da empresa e da comunidade local.

    Sobre a ZEN
    A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 15 milhões de componentes. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cer ca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

    Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa


    Leia +
    Gastos municipais com pessoal registra aumento de 13,63%
    22/03/2017

     

    Despesas da Prefeitura de Brusque com funcionários em 2016, representam 50,86% da receita líquida

     

    Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina - TCE SC, o município de Brusque somou durante o ano de 2016, R$ 169.956.408,47 em gastos com pessoal. Os dados englobam a esfera executiva e legislativa de governo.

    O poder executivo teve gastos de R$ 165.064.630,04, uma média mensal de R$ 13.755.385,84. No ano anterior os números ficaram em R$ 145.141.342,62, média de R$ 12.095.111,89 ao mês, o que representa um aumento de 13,73%. O poder legislativo fechou o ano com R$ 4.891.778,43 em despesas com pessoal, um aumento de 10,57% em relação a 2015, quando os custos chegaram a R$ 4.423.911,68.

    Ainda de acordo com o site do TCE, a receita líquida no ano de 2016 foi de R$ 324.533.322,85, o que demonstra que as despesas com funcionários do executivo, no montante de R$ 165.064.630,04, representam 50,86% da receita, chegando próximo ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 51,3%.  


    Leia +
    Escritório Regional da JUCESC oferece novos serviços
    21/03/2017

    A partir desta semana já entra em funcionamento a abertura/constituição de Sociedades LTDAs. Na foto equipe que atua no escritório da Junta em Brusque.

     

    O escritório regional de Brusque da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC) está ampliando sua prestação de serviço. Além da abertura e alterações de Empresa Individual (EI), abertura (constituição) de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), a partir desta semana será disponibilizada também a abertura (constituição) de Sociedade Empresária, um trabalho interrompido em 2014 e que agora será retomado.

    “Também almejamos, a partir de maio, fazer no Escritório Regional de Brusque, as alterações e transformações de Sociedade Empresária, Eireli e Empresa Individual”, explica o analista de registro mercantil da JUCESC, do escritório regional de Brusque, André Luís Brito Beck.

    Com este incremento na prestação de serviço, a única atividade que o escritório regional da JUCESC não contempla é a Sociedade Anônima que, por questões técnicas, tramita, é analisado e recebe o registro apenas em Florianópolis, pela necessidade de ser submetido ao órgão colegiado.

    “Todos os demais serviços vão passar a ser feitos aqui na unidade de registro mercantil de Brusque. Para o empresário o ganho é bastante significativo, porque isso reflete na celeridade dos processos. Nos encaminhamentos para análise e registro em Florianópolis, a média de tempo, entre o encaminhamento dos processos e a análise propriamente dita, é de 15 dias. Nós queremos reduzir em 1/3 este prazo, ou seja, atender a necessidade do empresário em até cinco dias”, afirma Beck.

    Segundo ele, além da agilidade de atendimento, esta prestação de serviço na cidade também facilita a atuação dos escritórios de contabilidade, pelo acesso mais direto ao escritório regional. Em caso de dúvidas ou problemas que ocorram no decorrer do processo, é possível se dirigir diretamente ao escritório regional, sem a necessidade de se reportar à Junta em Florianópolis.  

    “A facilidade e a rapidez aumenta, não só para as empresas de Brusque, mas também aos demais municípios que são vinculados formalmente ao nosso escritório, que são Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista, bem como as demais cidades da região que também optam pelos nossos serviços”, enfatiza Beck.

    O escritório regional da Jucesc em Brusque funciona anexo à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O horário de atendimento da Junta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Mais informações pelo telefone (47) 3351-1588.


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    Artigos

    Fevereiro
    A era do cliente - 3 coisas que o tornam poderosíssimo
    08/02/2017

    Por Ernesto Berg 

    Estamos na época da teletromática. Teletromática é uma junção de três palavras: telecomunicação, eletrônica e informática. A teletromática agiliza tudo, compartilha tudo, globaliza tudo e informa rapidamente através de infinitos vasos intercomunicantes, em tempo real, numa escala sem precedentes na história da humanidade provocando mudanças e rupturas na ordem existente.Hoje em dia não é a empresa grande que engole a pequena, é a ágil que engole a lerda. Com auxílio da internet e das mídias sociais como Facebook, Twitter, Blogs, as informações e os relacionamentos humanos receberam enorme impulso e não param de crescer. Como se isso não bastasse, tudo - ou quase tudo de que precisamos -, encontramos com alguns cliques no Google, eBay, Mercado Livre, Yahoo e outros mecanismos de busca onde podemos comparar serviços, produtos, preços, condições e decidir pela melhor oferta. É a era do cliente; e ele tem a seu favor 3 coisas que o tornam poderosíssimo, motivo de real preocupação para as empresas que não se amoldam a essa realidade. 1. Foco do cliente.Um dos pontos fundamentais da era do cliente é que, agora, ter foco no cliente não é mais suficiente. Essencial, hoje, é ter foco do cliente. Ter foco no cliente significa que você olha para o cliente imaginando o que seria bom para ele, do que ele gostaria, quais seriam suas preferências e necessidades, seus problemas e interesses. É uma visão de fora pra dentro. Pelo contrário, foco do cliente significa que você colocou os sapatos dele e descobre onde aperta o calo, isto é, você se põe no seu lugar e passa a sentir suas necessidades, interesses e motivações. Você está sintonizado com a realidade dele. Sua visão é de dentro pra fora. É assim que as empresas bem-sucedidas estão conseguindo fidelizar seus clientes e consumidores. 2. Binômio consumidor-mercado.Outra  questão  importante  é o binômio  consumidor-mercado que  adquiriunova fisionomia. Já não é mais o jargão tradicional “O custo faz o preço”. Agora é: “O preço faz o custo”. Na economia tradicional o preço, isto é, a margem de lucro é estabelecida com base no custo do produto ou serviço. Na nova economia, em função da concorrência acirrada, o preço está condicionado ao valor que o mercado consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. É o que ocorre, por exemplo, com as empresas de telecomunicações, de cartões de crédito ou de informática, que, além de reduzirem constantemente seus preços, ainda oferecem vantagens e brindes para manterem os clientes ou conquistarem novos. A menos que sua empresa tenha um diferencial competitivo extraordinário, se quiser sobreviver, ela terá que adequar e reduzir seus custos ao valor aceito e praticado pelo mercado, caso contrário, é candidata séria a quebrar. 3. Atendimento de qualidade.O terceiro ponto, e também o mais crítico, é o atendimento deficiente praticado pela maioria das empresas. A triste realidade é que, em vez de melhorar, temos a impressão que o atendimento piora a cada dia que passa, não importa a área ou segmento em que a empresa atua. Tratam o cliente como se ele fosse um incômodo ou um mal necessário – apenas tolerando-o -, e parecem ignorar que o cliente é a própria razão da existência da empresa. Esta só existe porque tem clientes. Sem clientes não há lucro, não tem emprego, não tem serviço ou produto, nem empresa.                                                                                                                                                                                    Lembre-se: é o cliente que paga a prestação ou aluguel de sua casa, é ele que paga o alimento que você consome, a roupa que você veste, o colégio de seus filhos, o carro que você dirige, os medicamentos que você compra, os impostos e tributos da organização etc. Não é a empresa que paga você; é o cliente que paga e sustenta a companhia. O que toda empresa faz é simplesmente repassar aos funcionários, aos proprietários, aos acionistas – ou quem mais for -, parte do dinheiro que ela recebeu por comercializar determinados produtos ou serviços. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência do seu negócio. “Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores.” John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992 Texto extraído e condensado do livro “Manual de Atendimento ao Cliente”, de Ernesto Artur Berg. Para adquira o livro acesse o site www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS.


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    Julho
    O Maior dos Agentes de Mudanças
    19/07/2016

    Por: Ernesto Berg
     
    Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
     
    O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
     
    A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
     
    Líderes autênticos provocam reais mudanças
    Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
     
    Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
     
    Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
     
    Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
     
    O grande empreendedor
    Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
     
    O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
     
    “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
     
    Quebra de todos os padrões
    Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
    Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
    Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
     
    Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
    Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
     
    Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
    Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
     
    “Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
                   
    A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
     
    Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
    É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
    Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
     
    Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
    Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
     
    Perguntas-chave da mudança
    Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
     
    Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


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    Dezembro
    Como prosperar em um 2016 de turbulências
    10/12/2015

    Por Ricardo Pereira

    Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

    Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

    Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

    Respondendo as questões a seguir!

    Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

    Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

    Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

    Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

    Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

    Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

    Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

    Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

    Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

    Obrigado!

    Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

    ricardo@L6S.com.br

    47-91199444 / 99372792

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    Outubro
    Cristo e o Poder da Liderança
    20/10/2015

    Por Ernesto Berg
     
    Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
     
    Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
    “Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
     
    O grande líder
    O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
     
    Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

    O marketing de Jesus
    Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
     

    Líderes mudam para crescer

    Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

     

    Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

    É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

     

    O líder empreendedor
    O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


    Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
     
    Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

    Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
    Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
    Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


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    Setembro
    Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
    21/09/2015

    Por Ernesto Berg
    Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
     
    Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
     
    Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
     
    Se você:
     
    - Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
    - Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
    - Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
    - Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
    - É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
    - Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
    - Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
    - Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
    - Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
     
    Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
     
    Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
     
    Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
     
    - Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
     
    - Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
     
    - Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
     
    - Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
     
    - Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
    padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
    - Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
     
    - Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
     
    - Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
     
    - Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
     
    - Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
     
    Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

    Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
     
    Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


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