facisc

Logo Acibr

icon_fone  47 3351-1339

icon_f  fb.com/acibr

Agenda

01
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
01 de Setembro
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
05 de Setembro
05
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
05 de Setembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Setembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
06 de Setembro
10
sábado
Evento
Orientação Imobiliária
09:00
10 de Setembro
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
12 de Setembro
12
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
12 de Setembro
13
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
13 de Setembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
14 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
15 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
15 de Setembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
15 de Setembro
18
domingo
Evento
Debate com candidatos Prefeito - Guabiruba
17:00
18 de Setembro
19
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
19 de Setembro
19
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
19 de Setembro
19
segunda
Palestra
Licenciamento de Software
19:00
19 de Setembro
20
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
20 de Setembro
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
21 de Setembro
21
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
21 de Setembro
22
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
22 de Setembro
25
domingo
Evento
Debate candidatos Prefeito Brusque
19:00
25 de Setembro
26
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
26 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
27 de Setembro
27
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
27 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
28 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
28 de Setembro
28
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
28 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
29 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
29 de Setembro
29
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
29 de Setembro
30
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
30 de Setembro
03
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
03 de Outubro
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
04 de Outubro
04
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
04 de Outubro
05
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
05 de Outubro
06
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
06 de Outubro
09
domingo
Evento
Missa em Ação de Graças 82 Anos ACIBr
19:00
09 de Outubro
10
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
10 de Outubro
10
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
10 de Outubro
10
segunda
Evento
Jantar 82 anos ACIBr
19:00
10 de Outubro
11
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
11 de Outubro
13
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
13 de Outubro
16
domingo
Evento
Missa Ação de Graças - Dia Mundial do Pão
19:00
16 de Outubro
17
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
17 de Outubro
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
18 de Outubro
18
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
18 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
19 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
19 de Outubro
19
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Construtoras
19:00
19 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
20 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
20 de Outubro
20
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
20 de Outubro
21
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
21 de Outubro
24
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
24 de Outubro
24
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva Itinerante
17:30
24 de Outubro
25
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
25 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
26 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
14:00
26 de Outubro
26
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
26 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
27 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
27 de Outubro
27
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
27 de Outubro
31
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
31 de Outubro
31
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
31 de Outubro
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
01 de Novembro
01
terça
Reunião
Reunião Núcleo Fabricantes de Toalhas
19:30
01 de Novembro
03
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
03 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
07 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
07 de Novembro
07
segunda
Reunião
Reunião Itinerante Diretoria Botuverá
17:30
07 de Novembro
08
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
08 de Novembro
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresários de Botuverá
19:00
09 de Novembro
09
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
09 de Novembro
10
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Laboratórios
14:30
10 de Novembro
11
sexta
Evento
Dia D - EcoPonto
09:00
11 de Novembro
14
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
14 de Novembro
14
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
14 de Novembro
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
de 16 a 30 de Novembro
16
quarta
Reunião
Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
16 de Novembro
16
quarta
Reunião
Reunião Núcleo das Construtoras
19:00
16 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor RH
08:00
17 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
17 de Novembro
17
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
17 de Novembro
18
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
18 de Novembro
21
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
21 de Novembro
21
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
21 de Novembro
21
segunda
Evento
Happy Hour para Novos Associados ACIBr
18:00
21 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
22 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Instituições Educacionais
15:00
22 de Novembro
22
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
22 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis - Setor Fiscal
08:00
24 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
16:00
24 de Novembro
24
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
24 de Novembro
28
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
28 de Novembro
28
segunda
Reunião
Reunião Diretoria Executiva
17:30
28 de Novembro
29
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Academias
14:00
29 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Panificadoras e Confeitarias
09:00
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Conselho de Núcleos Setoriais
12:58
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
30 de Novembro
30
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Metalmecanico
20:00
30 de Novembro
01
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
01 de Dezembro
05
segunda
Reunião
Reunião Núcleo Gastronomia
09:00
05 de Dezembro
05
segunda
Reunião
Reunião Conselho Deliberativo
17:30
05 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Corretores de Seguros
17:00
06 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo Jovem
18:30
06 de Dezembro
06
terça
Reunião
Reunião Núcleo de Toalhas
19:30
06 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Empresas Contábeis
08:00
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Núcleo de Panificadoras
09:00
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Mulheres Empresárias
18:30
07 de Dezembro
07
quarta
Reunião
Reunião Núcleo Farmácias
20:00
07 de Dezembro
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Moveleiros
19:00
08 de Dezembro
08
quinta
Reunião
Reunião Núcleo de Gestão Ambiental
19:00
08 de Dezembro
09
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
09 de Dezembro
12
segunda
Reunião
Reunião Núcleo de Corretores e Imobiliárias
08:15
12 de Dezembro
13
terça
Reunião
Reunião Núcleo Comercio Exterior
08:00
13 de Dezembro
14
quarta
Reunião
Reunião Núcleo de Construtoras
19:00
14 de Dezembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo Empresarial de Guabiruba
16:00
15 de Dezembro
15
quinta
Reunião
Reunião Núcleo TI
19:00
15 de Dezembro
16
sexta
Reunião
Reunião Núcleo Escolas de Idiomas
10:00
16 de Dezembro

Calendário

    Outubro

  • de 05 a 09 de Outubro Segmento: Veículos
    evento viagem Intermot - Feira Internacional de Motocicletas, Scooters e Bicicletas local Koein Messe Alemanha
  • de 19 a 26 de Outubro Segmento: Plásticos e Borrachas
    evento viagem K Düsseldorf - Feira Internacional de Plásticos e Borrachs local Centro de Exposições Messe Düsseldorf Alemanha
    imagem

    Link Oficial

    www.k-online.de

Notícias

Setembro
ACIBr em parceria com a Unifebe lança a Escola de Negócios
30/09/2016

Projeto inicial oferece 10 cursos técnicos de curta duração em plataforma digital

Foi lançada na tarde desta quinta-feira, 29 de setembro, a Escola de Negócios da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O projeto, nesta primeira etapa, oferece cursos técnicos de curta duração em plataforma digital e foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Posteriormente, a intenção da ACIBr é oferecer cursos de média e longa duração, mais estratégicos para as empresas associadas.

“É a sequência do Ciclo de Aprendizado Continuado, que já acontecida na entidade de forma presencial e com o apoio das universidades de Brusque. A cada seis meses eram discutidos os assuntos de interesse da classe empresarial e se traçava um cronograma para ministrar cursos nesta linha. O problema é que, quem perdia a inscrição ou no caso de lotação máxima, não havia a possibilidade de receber o conteúdo em outro momento. Agora, com a Escola de Negócios da ACIBr, nós evoluímos para a plataforma digital e os cursos técnicos, de curta duração, estarão disponíveis o ano inteiro, 24h por dia”, explica o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

A Escola de Negócios da ACIBr é lançada com a parceria da Unifebe, mas a expectativa é que outras instituições de ensino possam participar do projeto. Neste momento serão oferecidos 10 cursos, mas, até o final do ano, haverá o incremento de mais 20 formações.

“São cursos com valor competitivo, abertos apenas para gestores e colaboradores das empresas associadas à ACIBr. Para participar basta acessar o endereço eletrônico da entidade (www.acibr.org.br) e ser redirecionado para o ambiente virtual, que é a Escola de Negócios. Ali estarão os cursos oferecidos e o preço de cada capacitação”, orienta Habitzreuter.

Outra vantagem é que a empresa pode formar seus colaboradores dentro do expediente profissional e o aluno tem a possibilidade de pausar, repetir e revisar o conteúdo repassado.

“O objetivo é a capacitação dos empresários e seus colaboradores, com ênfase nas pequenas e médias empresas. Os cursos vão estar disponíveis o ano inteiro e podem ser acessados sempre que necessário. A nossa expectativa é de uma grande adesão porque isso contribui com o desenvolvimento das pessoas, gera produtividade e mais eficiência dos processos”, ressalta o presidente da ACIBr.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, a parceria com ACIBr se intensificou com o oferecimento de assessoria, diagnóstico e auxilio às organizações, por meio de professores especialistas em determinados assuntos

“Agora, o projeto da Escola de Negócios tem o suporte pedagógico e certificação da Unifebe, que resultará em conteúdos inicialmente no nível operacional e tático, passando, posteriormente, para o nível estratégico”, afirma.

Segundo o reitor Pertschy, por intermédio do projeto, a Unifebe contribui de forma sistêmica com a comunidade, com o objetivo de melhorar cada vez mais a formação dos colaboradores e dos próprios gestores das empresas associadas a ACIBr.

“Nossa proposta é identificar as carências do mercado e produzir treinamentos mais focados para as necessidades encontradas. Desta forma, estaremos contribuindo de maneira pontual na formação dos talentos humanos das nossas organizações” conta.

Cursos

MKT – Técnicas de vendas

RH – Rotinas trabalhistas

SEG – NR 35 – Trabalho em altura

ADM – Equipes de alto desempenho

MKT – Marketing pessoal

ADM – Uso de KPI para análise de desempenho

ADM – Curso básico de liderança

ADM – Fundamento de gestão de projetos

ADM – Atendimento ao cliente

ADM – Gestão de compras


Leia +
Comunicado sobre 2 de outubro
30/09/2016

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) orientam os lojistas sobre o próximo domingo, dia 2 de outubro, dia das eleições municipais. De acordo com a atual legislação, bem como com as Resoluções e orientações do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral, além de recentes decisões do Tribunal Superior do Trabalho, o dia da realização do pleito não é considerado feriado, sendo permitida a abertura dos estabelecimentos comerciais, desde que aos trabalhadores sejam proporcionadas efetivas condições para que possam exercer o direito/dever do voto.


Leia +
ACIBr comemora 82 anos de fundação
29/09/2016

Bolo, Missa de Ação de Graças e Jantar Festivo fazem parte da programação de aniversário da entidade

 

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) celebra no dia 2 de outubro os 82 anos de fundação da entidade. Como forma de comemorar a data, a entidade estará oferecendo bolo de aniversário para as pessoas que chegarem na entidade no dia 03, no horário de expediente. No domingo, 9 de outubro, será realizada a tradicional Missa de Ação de Graças, às 19h, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

Toda a comunidade de Brusque e região é convidada a prestigiar a celebração.

Já no dia 10 de outubro será realizado o Jantar Festivo em comemoração a data, na Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont. O evento terá a palestra 'Expectativa para Santa Catarina neste novo cenário econômico e político do Brasil’, do jornalista Paulo Alceu, e contará com a presença de autoridades, associados, convidados e imprensa.  

Os ingressos para o evento são limitados, e estão sendo vendidos no valor de R$ 70,00 (associados) e R$ 100,00 (não associados), na sede da ACIBr (bebidas não inclusas). Mais informações: (47) 3351-1588.

 

Saiba mais

Jornalista desde 1973, Paulo Alceu tem uma vasta carreira na área da comunicação. Iniciou os trabalhos na TV Difusora, em Porto Alegre (RS) e trabalhou na TV Gaúcha, com reportagem política. Em seguida, trabalhou na TV Globo do Rio de Janeiro, como repórter especial e foi diretor e apresentador do Programa de Domingo, da TV Manchete. Em 1993 iniciou os trabalhos na RBSTV, como apresentador do Jornal da RBS, responsável pela coluna do Diário Catarinense e comentarista do Jornal do Almoço. Em 2004 passou a ser apresentador da RedeSC/SBT e três anos depois, com o surgimento da RIC Record, tornou-se comentarista político da emissora e do SC no Ar. Atualmente, é editor chefe e âncora do Telejornal Ric Notícias, na RIC TV Record, colunista no jornal Notícias do Dia e escritor no blog www.pauloalceu.com.br.

 

Programação:

Missa de Ação de Graças– 82 anos ACIBr

Domingo, 9 de outubro

-Às 19h

Na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

 

Jantar Festivo – 82 anos ACIBr

Segunda-feira, 10 de outubro

Na Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont

-19h: Recepção

-19h45: Início

-20h30: Palestra 'Expectativa para Santa Catarina neste novo cenário econômico e político do Brasil’, com o jornalista Paulo Alceu

-21h30: Jantar

Mais informações: (47) 3351-1588


Leia +
Curso de Marceneiro de Móveis Sob Medida inicia nesta sexta-feira, 30 de setembro
29/09/2016

Módulo básico é oferecido pelo Núcleo de Moveleiros da ACIBr em parceria com Senai, Sinduscon, Sintricomb e a empresa KAZA

 

O Núcleo de Moveleiros da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realiza entre os dias 30 de setembro e 18 de novembro, Curso de Marceneiro de Móveis Sob Medida – módulo básico.

O curso é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Brusque, e apoio do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e da empresa KAZA Móveis.

Com carga horária de 60h, a capacitação terá aulas teóricas e práticas, sempre as sextas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h. As aulas teóricas serão realizadas nas dependências do Senai de Brusque e as práticas na Kaza Móveis.

Para participar do curso, é necessário ter idade mínima de 16 anos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no Senai, através do telefone: (47) 3251-8900. O investimento é de 1+3 de R$ 232,00. Associados e dependentes da ACIBr, Sintricomb, e Sinduscon têm 10% de desconto. Mais informações: (47) 3351-1588.

 

Saiba mais

O curso tem como objetivo de habilitar os participantes em técnicas corretas da fabricação de móveis sob medida de baixa complexidade, através de informações teóricas e práticas. Os alunos irão atuar com a supervisão de um especialista, e seguir normas legais e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e preservação ambiental. 


Leia +
Candidatos a prefeito de Brusque nas eleições 2016 participam de debate promovido pela ACIBr
26/09/2016

Evento reuniu todos os sete candidatos e foi transmitido ao vivo para a população

 

Com o objetivo de aproximar a classe empresarial, bem como toda a comunidade das propostas dos candidatos às eleições para prefeito de Brusque, a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) em parceria com Jornal Município Dia a Dia e TV Brusque, além do apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Brusque, Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rádio Cidade e Canal X 24 horas, realizou na noite de domingo, 25 de setembro, o Debate com os Candidatos a Prefeito de Brusque – Eleições 2016.

O evento ocorreu no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) e, com cerca de três horas de duração contou com cinco blocos, onde os candidatos responderam a perguntas formuladas por entidades ligadas à ACIBr, por jornalistas, de candidato para candidato- com temas sorteados ao vivo e com temas livres, e por último com as considerações finais.  “O debate ocorreu de uma forma excelente e ficamos muito contentes com isso. Esperamos, pelo fato de promover este evento na reta final, que ele tenha servido para ajudar nossos associados, a classe empresarial e toda a população a escolher o candidato que cada um mais se identifica, que entenda que seja melhor para Brusque e tenha a melhor proposta. Somos parceiros das boas ideias, das boas práticas, com qualquer candidato que for eleito, e seremos uma entidade fiscalizadora porque acreditamos que não podemos passar por uma crise política novamente, bem como temos que exercer nosso papel como entidade também”, avaliou o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

 

Reivindicações

Durante o debate, a ACIBr entregou a cada um dos sete candidatos uma carta de reivindicações para serem implementadas na cidade pelo próximo prefeito. Diminuição dos gastos públicos; redução de secretarias e cargos comissionados; melhorias na mobilidade urbana; melhorias na saúde pública e apoio aos hospitais da cidade; solução dos problemas relacionados aos moradores de rua; saneamento básico; ampliação do sistema de captação; tratamento e abastecimento de água; melhorias na segurança pública; instalação de dispositivos de controle de veículos nas entradas da cidade; e apoio ao Observatório Social de Brusque -fundado pela ACIBr e demais entidades, foram os principais itens apresentados no documento. “A ACIBr pretende ainda programar uma agenda de reuniões periódicas com o prefeito eleito, com o objetivo de  acompanhar o andamento dos itens propostos nessa carta. Queremos fiscalizar de fato o que será cumprido pelo próximo prefeito eleito. E reforço: a ACIBr será sempre parceira das boas práticas, bem como fiscalizadora e levará a público os problemas encontrados”, ressaltou o presidente da entidade.

 

Avaliação dos participantes

Na opinião dos candidatos, o debate foi positivo e trouxe a oportunidade para a população conhecer melhor as propostas apresentadas. “O debate conseguiu caminhar dentro dos objetivos propostos e gostaria de parabenizar a ACIBr por ter feito este encontro de alto nível, em poder ter discutido todos os problemas do município. Iniciativas como essa enriquecem o ambiente democrático em nossa cidade”, comentou Francisco Cordeiro (PSOL).

“Foi uma iniciativa importante, principalmente pelo renome que a ACIBr tem em nossa sociedade. Foi mais um espaço de comunicação em que as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as propostas de seus candidatos e, por estarmos há uma semana das eleições, julgo ser o mais importante, até pelo alcance que o debate teve”, declarou Gustavo Halfpap (PT/PV/PTC).

A importância do debate também foi defendida pelo candidato Jadir Pedrini (PROS/PSD/PSL/PTN/PSDC/PRTB). “Sou empresário e sabemos do trabalho que a ACIBr presta para toda a classe empresarial. Foi um bom debate para mostrarmos as nossas propostas e também para a população nos conhecer melhor, já que no meu caso sou novo no cenário político”, defendeu.

“Foi um momento muito importante, um ato democrático. Foi a oportunidade da população conhecer os candidatos a prefeito e escolher o melhor. Viemos para debater, trocar ideias e pensamentos e deixar o povo escolher qual candidato acha melhor”, afirmou Jonas Paegle (PSB/PMDB/PPS).

 “A ACIBr faz um grande trabalho na cidade, assim como as demais entidades, CDL, AmpeBr, entre outras. São os empresários que geram emprego, fomentam a classe e é sempre muito bom discutirmos com eles. E a Associação Empresarial está de parabéns por promover esse debate tão importante junto aos veículos de comunicação”, comentou da mesma forma Jones Bosio (DEM/PPL/PRB/PSC/PTdoB/PEN/PR/PCdoB).

José Luiz Cunha (PP/PSDB/PDT) também presente no evento avaliou a relevância do mesmo para a comunidade. “A ACIBr é o suporte e alicerce de toda a economia brusquense, que conta com empresários arrojados, mulheres empresárias, que têm nos colocado entre as 15 cidades do estado que mais arrecadam em Santa Catarina. Parabéns a ACIBr por ter elaborado esse debate, que serviu muito para a democracia de Brusque”, declarou.

“Vejo de extrema importância a promoção deste debate por parte da ACIBr, dada a situação da crise atual política, que reverteu nessa crise econômica, que também é uma crise moral. Este foi o momento do eleitor, não do político e que tenhamos uma reta final de campanha propositiva, após esse debate saudável”, completou Odirlei Dell'Agnolo (SD/PRP).

 

Comissão

A Comissão de Direito de Resposta do debate foi formada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque, Renato Munhoz, a professora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Ana Mattoso, e o editor do Jornal Município Dia a Dia, Andrei Paloschi. Durante todo o debate, assim como o realizado em Guabiruba, no último dia 18 de setembro, não foi necessária nenhuma intervenção da comissão.

“Quem ganhou com esse debate foi o eleitor. Tendo em vista as pesquisas, onde mais de 30% dos eleitores não sabem em quem votar, o debate de hoje trouxe ideias, propostas, e a democracia se postou em evidência. Ficamos muito satisfeitos com o que foi produzido aqui hoje e temos certeza de que os candidatos que vieram  estão com proposições para levar o nosso município ao estado de êxito”, avaliou o presidente da OAB Subseção Brusque.


Leia +

Artigos

Julho
O Maior dos Agentes de Mudanças
19/07/2016

Por: Ernesto Berg
 
Mudança é a palavra-chave que caracteriza nossa existência como seres humanos e, sobretudo agora, no século XXI. Quem muda e se adapta, sobrevive; quem não o faz estagna e perece. As crises ocorrem quando pessoas, estruturas e sociedades resistem às inovações ou quando surge uma nova situação com a qual conseguem conviver.
 
O termo crise vem do grego “krisis”, que significa momento decisivo e crítico. Pode tornar-se problemático se encarado negativamente; ou um novo desafio a ser enfrentado e vencido, quando visto positivamente. O ideograma chinês que representa crise é formado de duas partes: uma, significa risco (Wei), a outra, oportunidade (Ji).
 
A crise traz a oportunidade de construir e vivenciar algo novo, mas também modifica o status quo do antigo, refém da acomodação. Modificar o status quo significa sofrer toda espécie de resistências e mesmo atitudes agressivas.
 
Líderes autênticos provocam reais mudanças
Cristo foi o maior agente de mudanças que a humanidade conheceu. Tão grande influência exerceu que o calendário foi modificado em antes e depois de Cristo (AC – DC), representando um divisor de águas, e um símbolo que poderia significar antes e depois da sua mensagem.
 
Ele quebrou a espinha dorsal da tradição doutrinária das religiões existentes, afetando sobretudo o Judaísmo. O Antigo Testamento faz dezenas de referências ao Messias, Jesus, séculos antes de seu nascimento. Messias vem do aramaico mashiach, que significa ungido pelo santo óleo, expressando o poder com que eram investidos os sacerdotes e reis de Israel, ao serem empossados. Messias em grego é Christos, cuja tradução em português é Cristo.
 
Grandes líderes – sejam políticos, empreendedores, inventores, artistas – são agentes de mudanças. Eles utilizam a base da sociedade existente e sobre ela calcam novos modelos mentais e estruturais, novos padrões de conduta e tecnologias. Existem centenas de exemplos de pessoas em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia que, mais tarde, transformaram suas ideias e ideais em amplos sucessos resultando em grandes mudanças.
 
Elas tiveram duas coisas em comum: 1) Passaram por um período de aprendizado e incubação mental, ou espiritual, antes de emergirem para o mundo; 2) Tinham grande e profunda convicção no sucesso de suas missões ou empreendimentos.
 
O grande empreendedor
Foi assim com Jesus. Começou a pregação da boa nova (evangelho) a partir dos 30 anos, e nos próximos 3 anos e meio de sua existência, sedimentou a base da doutrina espiritual que veio trazer. Instituiu as bases do empreendimento em cerca de 42 meses, mas o resultado e a repercussão ecoaram universalmente, transformando pessoas, sociedades, países e continentes.
 
O que faz de Cristo o maior empreendedor de todos? Resposta: enquanto outros líderes mostraram-se proeminentes no campo da esfera humana, Jesus trouxe um sopro de luz e vida sobre a área mais obscura e inexplorada do ser humano: seu espírito e alma, o verdadeiro eu. E não ficou nisso. Mostrou a porta de saída de nossas limitações e o caminho para a vida eterna, o que vale mais do que toda a soma do conhecimento humano, pois tornou o que era limitado em ilimitado, o finito em infinito, o passageiro em eterno, o inatingível em atingível.
 
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, afirma. João 10.10b. Não a existência comum, mas a vida completa, com abundância, em todas as áreas de nossa vida: abundância de paz, sabedoria, alegria, amor, saúde. É a própria plenitude bíblica, já prometida a Abraão no Antigo Testamento, agora repactuado com vigor muito maior. À medida que você se entrega a Deus, Deus se entrega a você.
 
Quebra de todos os padrões
Líderes proeminentes quebram padrões e barreiras vigentes para dar forma aos ideais e ideias que vieram disseminar. Pelo princípio da não-resistência Gandhi quebrou a espinha dorsal do império britânico na Índia e libertou seu povo da dominação inglesa.
Einstein formulou o princípio da energia X matéria. E= M X C2, onde energia (E), é igual a matéria (M), vezes a velocidade da luz ao quadrado (C2), inaugurando as bases da era atômica.
Nós, que vivemos no século XXI, e estamos familiarizados com os novos conceitos que Cristo trouxe, não nos damos conta dos rígidos paradigmas que ele quebrou há dois mil anos. Foram dezenas de modelos que ele quebrou e repercutem até os dias de hoje. Cito apenas quatro, para exemplificar.
 
Quebra de paradigma 1: Pai Nosso
Antigamente as pessoas não ousavam chamar ao criador do universo de pai. As expressões eram: Deus, Ser Eterno, Todo-Poderoso, Senhor do Universo etc. Mas, designá-lo de pai, é algo bem diferente. Foi considerado anátema pela classe sacerdotal e digno de reprovação.  Não obstante, Cristo chamou o Criador de Pai, e com essa atitude puxou Deus para a esfera humana e, por sua vez, alavancou-nos até Ele, inaugurando um novo tipo de relacionamento: a do Pai achegando-se aos filhos carinhosamente.
 
Quebra de paradigma 2: Deus se interessa pelo bem estar de cada pessoa
Cristo trouxe valiosa informação para nós. Deus é um pai amoroso, terno e paciente. Ele não se atém, tão somente, às ações estratégicas e cósmicas. Ele participa do nosso dia a dia, de nossas rotinas e preocupações.
 
“Não pergunteis, pois, o que haveis de comer ou o que haveis de beber e não andeis inquietos. Porque os gentios do mundo (as pessoas centradas apenas nas coisas materiais) buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas.” Lucas 12. 29 e 30.
               
A preocupação de Deus pelas coisas transitórias em nossas vidas indica seu maior cuidado por nós e toda a criação. Uma confiança simples e sincera em um Pai cuidadoso, liberta as pessoas da ansiedade aborrecedora das necessidades físicas da vida.
 
Quebra de paradigma 3: O relacionamento com Deus é pessoal e intransferível
É um dos pontos que mais causou polêmica entre os sacerdotes, escribas e fariseus. A tradição religiosa e cultural vigentes era a de que o contato com Deus poderia somente ser feito por profetas, sacerdotes ou reis, por serem figuras investidas de autoridade divina para isso.
Jesus quebra o monopólio elitista das classes privilegiadas e torna o contato com o Pai disponível a todos, sem exceção. Ao sacrificar-se por nós na cruz Cristo tornou-nos reis e sacerdotes, pois ensejou ligação direta com Deus (Apocalipse 1.6).
 
Quebra de paradigma 4: Valorizou sobremodo as pessoas
Com Jesus o povo passou a ter vez e ser reconhecido como gente. As pessoas acercavam-se de Jesus e eram ouvidas, instruídas e renovadas com suas palavras. Cristo valorizou as mulheres que, na antiguidade, eram tradicionalmente subjugadas e subservientes aos homens, relegadas a uma posição de menor importância na sociedade, cujo objetivo principal era procriar. Há inúmeras passagens na Bíblia onde Cristo conversa carinhosamente com as mulheres, salvando inclusive uma adúltera de apedrejamento, contrariando a lei mosaica, que exigia essa punição às adúlteras. Jesus poderia ter se eximido e não intervir para agradar aos sacerdotes. Mas o líder, nas horas cruciais aparece e atua, não se esconde.
 
Perguntas-chave da mudança
Em se tratando de mudanças pessoais, existem algumas perguntas que todos nós  podemos - e devemos - fazer a nós mesmos: “Como estou em termos da minha zona de conforto? Como estou encarando a restauração da minha vida espiritual? Estou evitando-a e procurando o máximo de tranquilidade e conforto na vida que levo?” Convém lembrar que o lugar mais tranquilo da cidade é o cemitério. Lá tudo é tranquilo e nada muda; ninguém ali aspira a mais nada. Se quisermos crescer teremos de enfrentar a mensagem trazida por Cristo: “Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” É um convite e também um desafio que Jesus lança a todos: receba vida e a receba com abundância, mas faça a sua parte. Saia da zona de conforto e assuma uma nova postura, com coragem e confiança, pois é na lida diária que crescemos e nos tornamos vencedores.
 
Texto extraído e condensado do livro não publicado “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg, que é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.


Leia +
Dezembro
Como prosperar em um 2016 de turbulências
10/12/2015

Por Ricardo Pereira

Muito se tem falado em crise, estagnação, desemprego, quedas nas vendas entre vários outros sinônimos que por fim se remetem a “recessão” de mercado. Essa não é a primeira e nem última “recessão”, elas sempre estarão presentes, umas com mais intensidade outras com menos.

Vale lembrar que o mercado em geral não está em recessão, nós não estamos crescendo! E também não estamos diminuindo! Ou seja, estamos no popular zero a zero. Mas então o que está ocorrendo que as vendas estão menores?

Um dos motivos claros é o aumento dos concorrentes, se você não está vendendo, seu concorrente está. Juntando com um cenário político desfavorável, se tem a receita completa para alimentar uma recessão no mercado. Aliando ainda a concorrência global, hoje e se compra produtos da China em apenas 5 minutos, então, como estar preparado para tudo isso?

Respondendo as questões a seguir!

Você sabe realmente quanto custa o produto ou serviço que você presta? Você sabe o quanto tem que vender para chegar ao ponto de equilíbrio? Ou seja, a partir desse valor, todos os custos fixos e variáveis estão pagos. Você tem indicadores e monitora essas entradas e saídas semanalmente?

Conhecer os dados acima é de suma importância para momentos igual ao que estamos vivendo, se percebe empresas dando desconto, fazendo vendas casadas com menores preços e por final acabam vendendo com prejuízo e. DICA: Se o preço é um grande influenciador nas vendas, você pode baixar o preço, porém o valor do mesmo não pode ficar abaixo do ponto de equilíbrio, pois no curto prazo se fará dinheiro, entretanto no médio e longo prazo o fluxo de caixa ficará zerado ao negativo.

Conhecendo os custos se saberá quais as principais contas, e essas merecem atenção especial e maior controle.

Outro ponto, você sabe realmente como seu produto ou serviço é e está sendo executado? Quanto tempo se havia definido para ser feito, e em quanto tempo realmente está demorando? Ou seja teoria e prática. Quanto de retrabalho ou problemas de qualidade tem ocorrido? Ou seja, como está a eficiência e eficácia.

Se percebe enumeras empresas reclamando que as vendas estão baixas, e quando recebem um pedido não conseguem entregar no prazo. Empresas acabam produzindo prejuízo pois definem que determinado produto ou serviço será feito em 2 horas, mas por falta de treinamento, orientação, padrões, organização, acabam levando 4 horas. O custo evidentemente ficará acima do definido e consequentemente irá impactar no lucro. DICA: Elabore um monitoramento de controle de produção – eficiência e eficácia, definindo tempos para cada execução, assim se conseguira dimensionar a quantidade correta de funcionário e se o que foi definido no início do projeto está ocorrendo.

Para finalizar, como está a prestação de serviço de sua empresa? O que está sendo feito de diferente para o cliente retornar a comprar? O cliente está satisfeito com seus produtos ou serviços? Os pedidos estão sendo entregues no prazo? Quanto de estoque de material se tem dentro da empresa?

Qualquer produto nesse mundo pode e será copiado, entretanto a prestação de serviço nunca será igual, é dessa forma que agregamos valor ao nosso produto. Já perguntou ao seu cliente o que você pode fazer para melhorar performance perante ele? Entregar no prazo e monitorar estoques são primordiais para manter a empresa viva. Quanto antes entregar, antes irá gerar faturamento e entrada de dinheiro na empresa. Quanto menos estoque obtiver, menos dinheiro se terá investido, sendo assim haverá mais dinheiro no caixa para suprir eventuais problemas financeiros. DICA: Defina meta de quantidade de estoques. Elabore indicador de atendimento ao cliente e monitore. Vá aos principais clientes e pergunte a eles o que você pode fazer para melhorar ainda mais o seu atendimento, assim você vai fidelizar cada vez mais esses clientes.

Finalizando aqui deixo duas perguntas chave para qualquer negócio: Qual o diferencial competitivo da empresa? O que a empresa tem de diferente dos seus concorrentes?

Realizando essa autoanalise, a empresa conseguira “navegar” no mar de 2016 com mais controle e rumo, tendo bussolas para garantir o melhor caminho a se seguido.

Obrigado!

Ricardo Pereira CEO – L6S Consultoria e Treinamento

ricardo@L6S.com.br

47-91199444 / 99372792

Visite nosso site: L6S.com.br


Leia +
Outubro
Cristo e o Poder da Liderança
20/10/2015

Por Ernesto Berg
 
Chefiar é fazer os outros fazerem, diz um dos preceitos organizacionais mais consagrados. Liderar, no entanto, vai além disso, porque, como diz outro preceito, é saber como motivar as pessoas fazerem. Liderança, portanto tem duas faces: uma é saber motivar (a si mesmo e aos outros) e a outra é atingir resultados, dar o exemplo de conduta e saber conviver com os seus liderados. É o conceito do líder servidor.
 
Conheço muitos chefes (diretores, gerentes, supervisores) que possuem autoridade formal para mandar, mas não a capacidade de liderar. A autoridade é inerente à função de chefia, mas a liderança é inerente aos que tem competência interpessoal, e isso é mais do que muitos gestores sabem fazer. Perguntei certa vez a um gerente de indústria como andava seu relacionamento com os subordinados.
“Ah, muito bem”, respondeu ele. “ Eles não só me respeitam como também têm receio de mim,” concluiu. Que grande chefe, hein? Confundir liderança com autoritarismo.
 
O grande líder
O maior dos líderes é aquele que transforma pessoas comuns em vencedoras, utilizando técnicas de desenvolvimento de equipe, e dando apoio integral aos membros que a compõem. Cristo foi o maior dos líderes. Reuniu 12 pessoas simples e despreparadas (os apóstolos), com pouco estudo e conhecimento, e os transformou em gigantes da palavra, da ousadia e da espiritualidade. É um caso único.
 
Diz um ditado que “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Aqui essa verdade é visível, porque Jesus olhou além das aparências. Ele enxergou nos discípulos  seus espíritos e os viu vitoriosos e cheios de força. É assim mesmo que Cristo e Deus enxergam a todos: como vitoriosos e bem-sucedidos. É essa uma das boas novas que Jesus veio anunciar ao mundo. “Em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou (Jesus)”. Romanos 8.37

O marketing de Jesus
Marketing, numa visão ampla, é definido como a distribuição, venda e propaganda de bens e serviços. O consultor americano John Jantsch dá um conceito mais específico de marketing que eu achei muito interessante: “Marketing é levar as pessoas que têm uma necessidade ou problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você.” Essa definição se aplica a Cristo. As parábolas que ele contava, as curas que realizava, os ensinamentos que transmitia evidenciavam seu interesse em chamar atenção das pessoas para a nova realidade que ele pregava: a proximidade do Reino dos Céus, e a de que cada pessoa, sem exceção, tem o Senhor habitando em seu íntimo, e Jesus é o guia que abre caminho até Ele.Os milagres praticados por Cristo visavam exatamente isso, chamar atenção para mensagem que pregava. “Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4.48.  Com essa atitude Jesus despertava a atenção sobre si e criava um vínculo de fé e confiança em relação à sua pessoa. Ele não encarava as curas, sinais e maravilhas como sendo seu principal objetivo. Tinham muito mais a intenção de fazer com que os receptadores dos milagres e as pessoas que os testemunhavam passassem a ter fé em Cristo e sua mensagem, e despertassem para a verdade.
 

Líderes mudam para crescer

Você faz coisas hoje que não tinha capacidade ou não sabia fazer antes. Você hoje sabe andar, mas quando bebê era incapaz de fazê-lo. O chão não mudou, porém você sim. Você hoje sabe ler, entretanto quando criança, não conseguia. A língua portuguesa não mudou, você sim. Quando adolescente Bill Gates não conhecia a linguagem do software, hoje ele o domina. O mundo não mudou, Bill Gates, sim. Jesus nos primeiros 30 anos de vida não fez milagres, depois dos 30, sim. Os milagres não mudaram, mas Cristo sim, quando passou a fazê-los. E ao mudar sua forma de agir, ele contribuiu decisivamente para a instituição de uma nova ética e de uma nova moral, alicerçada na espiritualidade. O verdadeiro líder muda e aprende as coisas necessárias para divulgar sua mensagem e protagonizar sua missão de vida. Esse princípio vale para todas as pessoas.

 

Há milhares de coisas que uma grande pessoa faz hoje e que não podia fazer anos atrás. Por que? Não foi o mundo que mudou. O que mudou foi a ideia que esta pessoa tinha de si mesma. As habilidades que você tem são uma forma de revelar as suas reais aptidões. Mas a sua real natureza é que você é um ser dotado de infinitas possibilidades. O problema não jaz no mundo. O problema é como você se reconhece nesse mundo. A forma  como você se percebe e interpreta a si mesmo é um sistema de valores. Mude seu sistema de valores, e suas escolhas, através da procura e descoberta de novas verdades, e você mudara o seu mundo. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. João 8.32.

É isto que Jesus veio fazer aqui na terra: conscientizar-nos da nossa real identidade e dotar-nos de ferramentas mentais, psicológicas e espirituais para transformarmos nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. O cinema, a TV, a internet, os tablets e smartphones, dão às pessoas o que elas querem, mas Jesus  dá às pessoas o que elas necessitam: renovação mental e espiritual. Mas quantos procuram por isso?

 

O líder empreendedor
O que caracteriza o empreendedor é a capacidade de agir, de fazer acontecer. Ele é impaciente por resultados. É lutador, monta empresas, faz delas um sucesso, porém nem sempre tem a capacidade de administrar o sucesso. É quando entram em cena os executivos, os administradores, gerentes e demais gestores, os quais sistematizam, coordenam e passam a organizar o empreendimento. Se não for assim, o sucesso do empreendedor poderá ser passageiro por falta de sustentação. Empreendedores e administradores dependem uns dos outros para sobreviverem no mercado. Conheci vários casos como esses, na condição de consultor empresarial, onde prestei assessoria a algumas organizações que estavam naufragando porque os fundadores, que eram os empreendedores, não sabiam como administrar suas empresas,  não obstante a enorme capacidade de realização que tinham.


Cristo foi o maior de todos os empreendedores. Lançou as bases da multinacional de salvação das almas e restituiu ao ser humano a dignidade perdida. Ele agiu rápido. Era um homem de ação, de resultados práticos. Fez acontecer tudo isso em três anos e meio, e depois partiu, pois sua missão fora cumprida. Ao partir deixou a missão de sedimentar o evangelho aos apóstolos e discípulos mais próximos. A eles coube  – principalmente a Pedro e Paulo - a responsabilidade de divulgar a mensagem, formar  o corpo da Igreja e administrá-la. Ao contrário, no entanto, dos empreendedores típicos, Jesus foi paciente com os erros dos  discípulos (perdoou a Pedro três vezes por tê-lo negado diante de seus algozes), além de ensinar e divulgar a Palavra a E mais ainda, delegou-nos o imenso poder contido em seu nome. Que outro líder tem a visão, capacidade e coragem de delegar tanto assim?
 
Texto extraído e condensado do livro “O Maior Empreendedor do Mundo”, de Ernesto Artur Berg. (não publicado).

Ernesto Berg é consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. 
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br
Email: berg@quebrandobarreiras.com.br


Leia +
Setembro
Perfeccionismo: este mal ainda pode acabar com voce
21/09/2015

Por Ernesto Berg
Perfecccionista: “Aquele que se incomoda em complicar o descomplicado, e em dificultar o que é simples”.
 
Diz um ditado que o perfeito é inimigo do ótimo. É uma frase sem sentido para o perfeccionista, que procura sempre a perfeição em tudo. Eternamente exigente consigo mesmo e com os outros, não consegue perceber que a perfeição é desejável, mas raramente necessária. É mestre em envolver-se com detalhes, muitos dos quais, de pouca importância; é capaz de ver um grão de pó numa xícara, e não notar um elefante caminhando ao seu lado, por estar excessivamente concentrado em limpar o minúsculo pó do utensílio.
 
Claro que um certo grau de perfeccionismo não só é desejável como necessário, para não cair no extremo oposto do relaxamento negligente. Entretanto, é preciso bom senso e autodisciplina para não ultrapassar os limites da coerência. O perfeccionista é reconhecido por seu comportamento de busca compulsiva pela perfeição a todo instante e a qualquer custo, mesmo que isto signifique trazer problemas e dificuldades  aos que estão a sua volta.
 
Se você:
 
- Acha que o seu modo de trabalhar é sempre o melhor jeito de fazer as coisas.
- Controla cada detalhe do seu departamento ou setor.
- Examina detalhadamente cada item antes de liberar o trabalho.
- Tem coisas que só você, e ninguém mais, sabe fazer em seu setor.
- É sempre muito exigente com os outros e com você mesmo.
- Faz questão de que tudo saia sempre na máxima perfeição.
- Revê sistematicamente o trabalho de seus subordinados ou colegas para ter certeza de que nada saia errado.
- Implica com coisas mínimas porque saíram de modo diferente do que você queria.
- Dedica muito tempo a corrigir falhas de pouca importância.
 
Se você respondeu SIM a duas ou mais das situações acima, então você é um perfeccionista convicto, receita garantida de improdutividade, demoras, atrasos, retrabalho constante e muita (muita mesmo) irritação - sua e de quem convive com você -, seja no trabalho ou em casa.
 
Além do mais, se você é exigente e complicado nas pequenas coisas provavelmente também tem um comportamento complicado em todas as outras. Se for assim, é candidato a ganhar a medalha de latão, pois além de perfeccionista é, provavelmente, pouco produtivo.
 
Dicas para livrar-se ou, pelo menos, diminuir o perfeccionismo
 
- Em vez da perfeição, contente-se com o ótimo, e às vezes, até mesmo o bom já é suficiente.
 
- Não perca tempo corrigindo falhas sem importância, ou que sejam insignificantes no contexto geral.
 
- Policie-se para não ficar “pegando no pé” dos outros por coisas sem importância.
 
- Reconheça que nem todos tem o seu padrão de exigência e perfeccionismo, e não os cobre por isso.
 
- Aceite trabalhos e tarefas dos outros que estejam no nível bom, dentro dos
padrões requeridos pela empresa, mesmo que não estejam dentro do seu alto padrão de exigência.                                                                                                                                                   
- Permita com que as pessoas executem tarefas e atividades do seu próprio jeito (não precisa ser sempre da sua maneira), desde que atinjam os mesmos resultados em termos de quantidade, qualidade, prazos etc.
 
- Procure ser mais flexível e tolerante com eventuais erros seus e dos outros no trabalho e, em vez de irritar-se, corrija rapidamente a falha  sem fazer disso um drama.
 
- Aceite as diferenças de estilo e de ritmo de trabalho seus, e os das demais pessoas com quem você convive ou trabalha. 
 
- Procure ter senso de proporção, e trabalhe com rapidez sempre em cima das prioridades estabelecidas.
 
- Policie-se para não se deixar levar por detalhes e pormenores irrelevantes que tomam tempo e pouco pesam no contexto geral.                                                         
 
Lembre-se, a busca da perfeição custa tempo, dinheiro e esforço (com muito retrabalho) que não compensam, pois o custo-benefício quase nunca justifica tanto empenho.  Aprenda a contentar-se com o bom, na maioria dos casos.                                                                                                                             

Aquilo em que você focaliza sua atenção tenderá a expandir-se. Focalize nas picuinhas e pormenores e terá mais disso. Focalize sua atenção nas soluções e procedimentos eficazes e terá mais disso, isto é, seu trabalho se expandirá cada vez mais, e de forma produtiva.
 
Texto extraído e condensado do livro “Quem Roubou o meu Tempo? de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.


Leia +
Agosto
O Poder do Elogio
25/08/2015

Por Ernesto Berg
 
Um elogio, um prêmio ou um reconhecimento, feitos do modo certo, podem funcionar como fatores de grande motivação. Certa ocasião prestei consultoria para uma grande companhia siderúrgica, de capital majoritariamente alemão, em Minas Gerais. Era um trabalho na área de produtividade e desenvolvimento de sistemas gerenciais. Entrevistei dezenas de pessoas, do topo da pirâmide hierárquica até a base operacional. A entrevista que muito me impressionou foi a que eu tive com um dos carvoeiros, cuja função é levar carvão para alimentar os altos-fornos da siderúrgica. É um trabalho braçal desgastante; o uniforme desse pessoal, que é cinza, fica literalmente preto ao final da jornada de trabalho.
 
Perguntei ao carvoeiro: “No seu trabalho o que você destaca de maior valor para você, aqui na siderúrgica?” pensando que ele fosse enfatizar a estabilidade no emprego, ou algum aspecto de assistência e benefícios que a empresa amplamente propiciava.
 
Para minha surpresa ele respondeu: “O maior momento que eu vivi até hoje aqui na siderúrgica foi quando eu, e mais quatro companheiros, fomos elogiados publicamente pelo presidente da empresa, perante trezentos colegas.”
 
“Como foi que aconteceu?” perguntei.
 
“Estávamos na véspera de um feriado prolongado”, contou ele. “Tínhamos terminado o nosso turno, e já estávamos sendo substituídos pelo pessoal do próximo turno, quando o superintendente, aflito, veio até nós e perguntou se poderiamos continuar a trabalhar por mais um período de 8 horas. Havia chegado um pedido urgente de grandes proporções e não havia como localizar os outros colegas devido ao feriado e a siderúrgica estava sujeita a perder a encomenda. Mesmo cansados eu e os 4 companheiros concordamos em ajudar e ficamos carregando carvão madrugada a dentro, até todos os lingotes ficarem prontos.”
 
“Como é que vocês aguentaram isso?” perguntei.
 
“Nem eu sei”, respondeu ele. “Estávamos exaustos e fomos para casa dormir, dispensados do nosso próximo turno. Quando voltamos a trabalhar, o presidente da siderúrgica (que era estrangeiro e havia acabado de voltar de uma viagem à Alemanha) chamou a nós cinco num salão e, perante centenas de colegas, elogiou o nosso esforço e agradeceu enfaticamente a colaboração.”
 
“Como você se sentiu?”, perguntei.
 
“Fiquei mudo”, respondeu o carvoeiro. “Nunca imaginei isso. Foi a primeira vez em minha vida que isso aconteceu comigo e nunca esquecerei disso”, arrematou.
                                                                                                                                                 
Eis um fato tocante e talvez, para muitos, inusitado, imaginando que uma pessoa com uma função simples como a dele não se importasse com elogios e reconhecimento, e que estaria pensando exclusivamente no pagamento da hora-extra. Aliás, este não foi o único caso, pois, como consultor, testemunhei vários episódios semelhantes em outras empresas por onde passei, tendo humildes operários como exemplos de dedicação e comprometimento.
 
É bom lembrar que o bem mais importante do líder é a sua habilidade de saber motivar pessoas, porque liderar e motivar é uma questão essencialmente humana, não técnica. Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos. Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas. Logo, o que gestores comuns fazem tem um nome: chama-se chefiar. Mas, o como gestores competentes inspiram e motivam os outros a fazerem, tem outro nome: chama-se liderar. Foi o que o presidente da siderúrgica fez com muita habilidade.
 
Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para maiores detalhes ou adquirir o livro acesse aqui.  
 
Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.


Leia +
Revista ACIBr
Balanço Social
Balanço Social
Cadastro Empresarial Santa Catarina
Cadastro Empresarial SC 2016
Facisc
Aplicação da Marca FACISC
Vídeo Institucional